COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Você sabe quais são os alimentos que mais contêm agrotóxicos?

O Proteste realizou um teste com vários alimentos para identificar o teor de pesticidas contido neles. O resultado foi preocupante.Para a EBC, a coordenadora técnica da Proteste na área de alimentos, Pryscilla Casagrande, explicou sobre o teste de pesticidas feito em oito alimentos vendidos em feiras e supermercados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os oito alimentos testados foram: alface crespa, maçã, milho, morango, pimentão verde, tomate, farinha de trigo e soja em grão. Trinta amostras desses alimentos foram adquiridas em supermercados e feiras das cidades revelando uma grande preocupação acerca do teor dos pesticidas nesses alimentos. Segundo Pryscilla, o teste pretendia investigar se havia agrotóxico nos produtos; em caso afirmativo, se o agrotóxico utilizado estava dentro da regulamentação nacional; ou se havia resíduo de agrotóxico proibido no Brasil. Todos os casos foram encontrados nos oito produtos analisados. 

Alimentos que mais contêm agrotóxico 

O alimento mais venenoso é o pimentão verde. Nele foram encontrados 19 tipos de resíduos de agrotóxico, sendo que 9 deles são proibidos no Brasil.Em segundo lugar, está o morango. Em metade das amostras, foram encontrados problemas.A soja também revelou, em 100% das amostras, resíduos acima do permitido pela legislação.Nos demais alimentos também foram encontrados resíduos acima da lei, além dos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por serem nocivos à saúde. Infelizmente, esse problema vem se agravando no Brasil, porque os testes têm mostrado o aumento de substâncias nocivas à nossa saúde em alimentos. Pryscilla alerta que, quando cozinhamos os alimentos, não se eliminam os agrotóxicos totalmente. Como essas substâncias são usadas no plantio, elas entram no alimento. Mas ainda assim é fundamental lavar, colocar de molho em vinagre e cozinhar os alimentos, pois isso ajuda a reduzir a quantidade de agrotóxicos.
A solução é buscar alimentos orgânicos, embora sejam mais caros, caso você possa adquiri-los. Outra opção é cultivar a sua própria horta em casa. Evite alimentos brilhosos, coloridos, grandes, porque alguns agrotóxicos fazem uma maquiagem nos produtos, melhorando a aparência deles. Cuidado, também, com os falsos orgânicos. Compre alimentos, sempre, de fontes conhecidas.

Fonte:https://www.greenme.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07