Pequenos
agricultores do setor de orgânicos dizem crescer até 10% ao ano ou dobrar o
faturamento com a venda de temperos. As variedades incluem pimenta, geleias,
catchup, vinagre e condimentos à base de ervas. O nicho ainda é pouco
explorado, com apenas algumas dezenas de empresas, segundo especialistas do
setor. Esses temperos são produzidos como manda o protocolo dos orgânicos: sem
agrotóxicos, insumos químicos ou outras técnicas agrícolas que prejudiquem o ambiente.
A fabricação desses itens se caracteriza pela produção artesanal e familiar.
É o
caso da Jatobá Orgânicos, empresa de Inconfidentes (MG). No sítio de 35
hectares, são produzidos mais de 150 itens, entre antepastos e ervas
mediterrâneas. Quem também tem experimentado um bom momento é a São Francisco,
produtora de vinagres orgânicos em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Neste ano, o
negócio prevê fechar com o dobro de faturamento (R$ 960 mil) em relação a 2015,
diz Renato Formolo, contador da fábrica -de gestão familiar. Para vender seu
peixe, as pequenas empresas do setor se valem de redes sociais e de estratégias
corpo a corpo.
Fonte: Folha
de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário