segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Semana da Agricultura e Vida Rural das Américas começa em Montego Bay


O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com apoio do Ministério da Agricultura da Jamaica, abriram, ontem, a Semana da Agricultura e Vida Rural das Américas, em Montego Bay, Jamaica. Trinta quatro países representados por seus ministros da agricultura debaterão, até dia 31 de outubro, o tema Construindo capacidades para melhorar a segurança alimentar e a vida rural nas Américas. Na ocasião da Reunião, os líderes buscarão criar consensos sobre o Acordo Ministerial 2009. Hoje, acontece a Reunião do Grupo de Implementação e Coordenação dos Acordos sobre Agricultura e Vida Rural (GRICA).
Dia 27, os participantes debaterão o papel do setor privado nas construções de capacidades para melhorar a segurança alimentar nas Américas, com a participação de empresários das nações do hemisfério. Ainda nesta terça, acontecerá a V Reunião Ministerial no marco do processo da Cúpula das Américas. A Reunião Ministerial é o principal fórum em que ministros e delegados dos países do hemisfério acordam prioridades e ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável da agricultura e vida rural. Dia 29, acontecerá a XV Reunião Ordinária da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), órgão superior do governo do IICA. Na oportunidade, os delegados governamentais decidirão as estratégicas administrativas e financeiras do Instituto e elegerão o novo Diretor Geral do IICA, quem tomará posse de seu cargo por quatro anos no dia 15 de janeiro de 2010.
Os Conselhos Agropecuário do Sul (CAS) e Agropecuário Centro-americano (CAC) também realizarão seus encontros ministeriais regionais. “A Semana é importante para retomar e revitalizar o compromisso de trabalharmos juntos, com uma visão ampla da agricultura e vida rural, para revalorizar os territórios rurais e dinamizar nossas economias rurais”, ressaltou o Ministro da Agricultura de Jamaica, Christopher Tufton. Chelston Brathwaite afirmou que a Reunião é “uma importante oportunidade de gerar um clima de entendimento e de boa vontade necessário para a criação de soluções conjuntas frente aos desafios do desenvolvimento, impostos pela crise econômica mundial”.
Destacam-se entre os participantes o Representante Regional e Subdiretor da FAO, José Graziano da Silva, e a Secretária Executiva da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), Alicia Bárcena. A FAO, a CEPAL e o IICA elaboraram conjuntamente o informe Perspectivas da agricultura e o desenvolvimento rural nas Américas: um olhar para a América Latina e Caribe 2009, que se configura em um documento único sobre a agricultura e o desenvolvimento rural no hemisfério. A Semana da Agricultura terminará com visitas a campo para conhecer as experiências agropecuárias daquele país.

Fonte:http://www.iica.int

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07