COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

domingo, 18 de outubro de 2009

Cultura orgânica na Holanda


Historicamente, a Holanda é pioneira em muitos aspectos culturais e sociais. Nos últimos anos, a capital do país vem dando mais um exemplo à população mundial, agora no quesito “comer bem”, com hábitos saudáveis de uma alimentação natural, tanto na produção quanto no consumo.Enquanto aumenta o número de obesos no planeta – há mais de 1,5 bilhão de adultos acima do peso, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) – em Amsterdã a tendência tem sido oposta. O sistema fast food, visto como o grande responsável pelas gordurinhas extras no corpo humano, está perdendo espaço para uma comida de maior qualidade. Há algum tempo, tem sido considerável na cidade o crescimento de mercados, feiras e restaurantes orgânicos e vegetarianos.
Os alimentos orgânicos – ainda caros no Brasil, mas já a preços populares por lá devido à grande oferta de produtos –, são cultivados com determinados padrões de excelência. E suas vantagens são muitas. Além da saúde humana, privilegiam a natureza e a preservação do meio ambiente. Pois não conservam uso de agrotóxicos nem aditivos químicos. Por tudo isso, ostentam um sabor melhor (sem modificação genética) para degustar.
Os estabelecimentos orgânicos em Amsterdã espalham-se por diversos pontos. O grande destaque, e um dos prazeres da cidade, fica por conta da semanal Feira dos Fazendeiros do Noordermarkt, no bairro de Jordaan, no centro velho. Em funcionamento há 20 anos, sempre aos sábados, o lugar é a meca da cultura natural e vegetariana.As tendas desse “mercadão alternativo” oferecem grande variedade alimentícia: frutas, vegetais, ervas, cereais, grãos, queijos, leites, pães, peixes, carnes, óleos, temperos e, inclusive, flores da estação. É possível até encontrar o bom e velho feijão – nas versões preto, branco, marrom, vermelho, ou azuki.Os alimentos orgânicos também se fazem presentes em diversos supermercados, especializados ou não, como os das conhecidas redes Natuurwinkel e Albert Heijn.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07