COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

domingo, 25 de outubro de 2009

Benefícios dos alimentos orgânicos são destacados na BioFach América Latina 2009


Tecnologias de produção orgânica poderão ser vistas no estande do Ministério da Agricultura na BioFach América Latina 2009, importante evento de produtos orgânicos, de 28 a 30 de outubro, no Transamérica ExpoCenter, São Paulo/SP. A Embrapa Agrobiologia/RJ levará informações que vão desde o cultivo orgânico de café e de fruteiras, inoculação de sementes de leguminosas e recuperação de áreas degradadas, até adubação verde e cobertura viva do solo com leguminosas perenes. Os pesquisadores do centro de pesquisa também apresentarão a vermicompostagem, com um miniminhocário em vidro e bambu.
A pecuária orgânica pantaneira será mostrada pela Embrapa Pantanal/MS. A Conab abordará produtos orgânicos e a sustentabilidade ambiental por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Já a Ceagesp exporá frutas e verduras orgânicas. No dia 29 (quinta-feira), às 15h20, o coordenador de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, fará palestra sobre a agricultura orgânica e a água. São mais de nove mil brasileiros e estrangeiros visitantes e cerca de quinze países expositores, entre eles, Alemanha, Espanha, Índia, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.
Estão programadas também visitas a produtores e pontos de venda de produtos orgânicos. Legislação dos orgânicos - A agricultura orgânica no Brasil passou a ter regras regulamentando, desde o funcionamento do sistema de produção na propriedade rural até os pontos de comercialização, com a publicação do Decreto nº 6323/2007. Três instruções normativas que regem os orgânicos foram divulgadas em maio deste ano. As normas técnicas para o extrativismo sustentável orgânico estão na Instrução Normativa n° 17. Os procedimentos para o processamento, armazenamento e transporte de produtos, a obrigatoriedade do uso de boas práticas de manuseio e processamento e a atualização de registros de manutenção da qualidade desses alimentos são tratados na Instrução Normativa n° 18.
Os mecanismos de controle e informação da qualidade dos produtos orgânicos constam na Instrução Normativa nº 19 . A norma cria ainda o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg). Selo Oficial - A partir de janeiro de 2010, os produtos orgânicos deverão estampar em suas embalagens o Selo Brasileiro de Conformidade Orgânica. Os produtos comercializados pelos agricultores familiares, diretamente aos consumidores, não precisam do selo oficial, basta que estejam cadastrados no Ministério da Agricultura. Campanha dos orgânicos - Para mostrar à população a importância dos alimentos orgânicos e incentivar o seu consumo, foi veiculado o vídeo Entre para o Mundo da Vida Saudável. Prefira Alimentos Orgânicos, em TV aberta e fechada, nas salas de cinemas e na internet, em maio deste ano.
A campanha do Mapa incluiu, também, a cartilha Produtos orgânicos - O olho do consumidor, cartazes e anúncios em revista de circulação nacional. Breve, será lançado um hot site com informações sobre os orgânicos. (Inez De Podestà) Confira a programação da Biofach e América Latina 2009 Mais informações Laila Muniz (assessora de Imprensa) (61) 9951-6477

Fonte:Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07