domingo, 4 de outubro de 2009

O México é o maior produtor de alimentos orgânicos da América Latina


Alimentos mais saudáveis para a saúde, como o Café, cacau, hortaliças, bananas, limão, entre outros, seriam alguns dos alimentos orgânicos que o México é líder na sua produção.Devido aos altos custos dos fertilizantes e inseticidas, os agricultores viram-se obrigados a optar por outra alternativa para ajudar o crescimento de seus cultivos, fazendo do México líder na produção orgânica dentro de toda américa latina.
Cabe destacar que, os cultivos orgânicos são enriquecidos mediante a elaboração de compostos com a finalidade de trazer e dar ao solo os nutrientes que ele repassa aos alimentos. Entre os métodos agrícolas tradicionais utilizados estão, o sistema de terraços e o sistema de barreiras naturais para evitar a erosão dos solos.
Segundo o pesquisador de Projetos de Agricultura Orgânica, William Gamboa, neste momento está ocorrendo a vanguarda da produção orgânica. "os produtos orgânicos não somente tem a ver com o impacto para o melhoramento ambiental, com também para a saúde, ao consumir alimentos sem agroquímicos", afirmou.
O especialista assegurou que apesar da liderança do México, "tem muitas coisas por fazer, há falta de uma filosofía e cultura sobre a produção orgânica", disse, acrescentando que não utilizar agroquímicos também limpa o meio ambiente.
Cabe destacar que o México, com 150 mil produtores de alimentos orgânicos e meio milhão de hectáres dedicadas a seu cultivo, é também o primeiro produtor de café orgânico do mundo.Por sua vez, exporta produtos orgânicos para países como Japão, Alemanha, Holanda, Espanha, Argentina e Estados Unidos.

Fonte: http://www.organicsa.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07