As venda de produtos orgânicos na Grão Bretanha diminuíram 13 por cento em 2009 depois de mais de 15 anos de contínuo crescimento ano-a-ano.As maiores quedas foram nas vendas de pão (-39 %), alimentos refrigerados (-21 %) e aves (-28 %).A venda de ovos orgânicos também caiu 20 por cento.No entanto, as vendas de leite orgânico mostrou 1 por cento de crescimento, apesar de um declínio global no valor das vendas de lácteos.
Segundo a Soil Association Organic Market Report, o valor total dos produtos orgânicos vendidos no ano passado foi de £ 1.84 bilhões em relação ao recorde de £ 2,1 bilhões em 2008.As vendas dos supermercados caíram 12 por cento, mas ainda representam mais de 70 por cento do total das vendas em 2009. Varejistas independentes e os mercados dos agricultores sofreram maiores quedas de cerca de 20 por cento nas vendas orgânicas.
Crescimento do Comércio Justo
O declínio nas vendas de orgânicos em 2009, contrasta com um aumento de 12 por cento nas vendas de Comércio Justo no mesmo período. Em fevereiro, a Fundação do Comércio Justo relatou vendas de varejo totais no valor de £ 800 milhões para 2009.Apesar da queda, a Soil Association prevê que o mercado se recupere em 2010 e cresça em torno de 2,5 por cento.
"A confiança está voltando, e com o crescente reconhecimento da necessidade de sistemas de produção ambientalmente sustentável, que são menos dependentes dos combustíveis fósseis, estamos confiantes de que o mercado orgânico, depois de ter resistido a uma recessão, vai retornar o crescimento", disse o diretor Peter Melchett da Soil Association.
Apesar de tudo os produtos orgânicos de saúde e beleza cresceram £ 36 milhões. As vendas de têxteis, estimadas em £ 100 milhões, permaneceram estáticas em 2009. O relatório da Soil Association também relataram um estudo do porquê os consumidores compram orgânicos. As três principais razões dadas foram que o produto não é processado,com a regulamentação a utilização de pesticidas é restrito, e que os produtos geralmente tem um gosto melhor.As questões de bem-estar animal e da exclusão de produtos geneticamente modificados foram classificados em sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
Segundo a Soil Association Organic Market Report, o valor total dos produtos orgânicos vendidos no ano passado foi de £ 1.84 bilhões em relação ao recorde de £ 2,1 bilhões em 2008.As vendas dos supermercados caíram 12 por cento, mas ainda representam mais de 70 por cento do total das vendas em 2009. Varejistas independentes e os mercados dos agricultores sofreram maiores quedas de cerca de 20 por cento nas vendas orgânicas.
Crescimento do Comércio Justo
O declínio nas vendas de orgânicos em 2009, contrasta com um aumento de 12 por cento nas vendas de Comércio Justo no mesmo período. Em fevereiro, a Fundação do Comércio Justo relatou vendas de varejo totais no valor de £ 800 milhões para 2009.Apesar da queda, a Soil Association prevê que o mercado se recupere em 2010 e cresça em torno de 2,5 por cento.
"A confiança está voltando, e com o crescente reconhecimento da necessidade de sistemas de produção ambientalmente sustentável, que são menos dependentes dos combustíveis fósseis, estamos confiantes de que o mercado orgânico, depois de ter resistido a uma recessão, vai retornar o crescimento", disse o diretor Peter Melchett da Soil Association.
Apesar de tudo os produtos orgânicos de saúde e beleza cresceram £ 36 milhões. As vendas de têxteis, estimadas em £ 100 milhões, permaneceram estáticas em 2009. O relatório da Soil Association também relataram um estudo do porquê os consumidores compram orgânicos. As três principais razões dadas foram que o produto não é processado,com a regulamentação a utilização de pesticidas é restrito, e que os produtos geralmente tem um gosto melhor.As questões de bem-estar animal e da exclusão de produtos geneticamente modificados foram classificados em sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico
Nenhum comentário:
Postar um comentário