terça-feira, 13 de abril de 2010

Aumenta o Debate sobre o valor dos alimentos orgânicos

Enquanto as vendas de alimentos orgânicos aumentam nos E.U.A,
o governo federal se esforça para assegurar que sejam cumpridas as normas
de rotulagem como orgânicos da USDA

As vendas de alimentos orgânicos nos Estados Unidos estão aumentando dois dígitos anualmente. O governo diz que, em 2009, os caixas de supermercados e mercados de agricultores recolheram 28 bilhões de dólares provenientes da venda de frutas, legumes e carne sem drogas e pesticidas.
Mas, com o crescimento do mercado orgânico, aumentam as perguntas sobre o que os consumidores estão realmente comprando com o seu dinheiro. Enquanto as vendas de alimentos orgânicos sobem, o governo norte americano se esforça para assegurar que os produtos rotulados como orgânicos pelo USDA realmente cumpram as suas normas.
No mês passado, o Departamento de agricultura dos E.U.A divulgou um relatório encontrando falhas significativas no Programa Nacional Orgânico.
Seguiu-se a um relatório do governo britânico que declara que os alimentos orgânicos não são melhores para a saúde dos consumidores do que o tipo convencional. E na terça-feira à noite em Nova York, um painel irá debater a premissa de que "O alimento orgânico é Marketing Hype", como o título do evento coloca. Este evento é patrocinado pela NPR e Bloomberg TV.
"A indústria de alimentos orgânicos são agora confrontadas com os desafios de melhorar a qualidade e o valor, em uma era de crescimento constante, enquanto luta contra um diversificado mix de produtos baratos, os ataques ostensivos e a desinformação", diz Chuck Benbrook, cientista do Centro Orgânico, que é um dos debatedores da terça-feira.
Outros cientistas apóiam que os alimentos orgânicos sejam submetidos a controles mais rigorosos do que os outros víveres. Mas como os céticos suscitem dúvidas, a possibilidade de uma reação anti-orgânica pode acontecer. Ao mesmo tempo, porque o USDA não pode garantir que as suas normas estão sendo cumpridas, cadeias de supermercados que vendem produtos orgânicos têm de se preocupar se eles estão dando clientes o que eles pensam que estão recebendo.
"É uma preocupação permanente”, diz Trudy Bialic, diretor de relações públicas da PCC Natural Markets, “algo que temos de pensar o tempo todo."


Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário