domingo, 11 de abril de 2010

O setor orgânico no Japão


Setor Agrícola

A importância econômica da agricultura no Japão diminuiu rapidamente desde 1950, atualmente o setor constitui 1,7% do PIB nacional e emprega 4,6% da força de trabalho total. Uma característica marcante da agricultura japonesa é a escassez de terras agrícolas. Cerca de 11,64% da área total é cultivada (CIA, 2007). O Japão é assim um grande importador de alimentos. De acordo com a FAOSTAT (2005-06), o Japão é o maior importador de carne de porco, frango e milho enlatado, o segundo maior importador de carne bovina, soja e trigo, e um grande importador de frutas e legumes. O arroz é a principal cultura produzida internamente. O arroz é plantado com trigo e cevada no outono e com batata-doce, legumes no verão. O consórcio é comum: essas culturas são alternadas com os feijões e ervilhas. Embora a produção seja mantida em alto nível, graças ao uso de fertilizantes e com máquinas agrícolas avançadas, o setor agrícola no Japão sofre muitas limitações, como a diminuição das terras aráveis.

Breve descrição da agricultura Orgânica

Segundo a IFOAM & FiBL (2006), a área sob manejo orgânico no Japão é de 29.150 hectares, o que representa 0,56% do total das terras agrícolas. Existem atualmente 4,539 fazendas orgânicas registradas no Japão. As mesmas restrições que afetam a agricultura convencional também têm um impacto na produção de culturas orgânicas. Além disso, as condições de clima quente e úmido japonês, torná-lo ainda mais difícil de cultivar sem adubos químicos. As tendências da produção de alimentos orgânicos e vegetais parecem estar se movendo para as linhas de produtos de valor agregado, como saladas e misturas pré-embaladas. Espera-se que, embora a agricultura convencional ainda esteja em declínio, produtos orgânicos certificados aumentarão tanto na área de produção e na gama de produtos. Após alguns anos de confusão entre os alimentos verdes (baixa utilização de pesticidas químicos) e alimentos orgânicos, a nova lei do governo japonês em vigor em 2001 (JAS - Normas para Agricultura Orgânica, Produtos Agrícolas e Alimentos orgânicos Processados), com uma definição clara de alimentos orgânicos e rigorosas regras de certificação e de importações.

Principais produtos orgânicos

Produtos orgânicos certificados do Japão inclui: arroz, verduras, chá verde, batata doce, inhame, abóbora, batata, frutas cítricas e outras frutas. Potencialmente, o Japão pode ser um enorme mercado de alimentos orgânicos. Atualmente, a demanda supera a oferta interna e a maioria dos produtos orgânicos é importada. A demanda por alimentos orgânicos está crescendo rapidamente no Japão, e espera-se que isto continuará no futuro.

Fonte:http://www.maff.go.jp
Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07