COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Europa Oriental também se aproxima da revolução orgânica


Especialistas prevêem um futuro brilhante para a indústria de orgânicos na Europa Oriental. De acordo com dados do Eurostat, entre 2007 e 2008, o segundo, terceiro e quarto maiores aumentos no valor total de terras utilizadas para a agricultura orgânica na União Européia foram registradas na Bulgária (22%), Eslováquia (19%) e Hungria ( +15%). No período compreendido entre 2005 e 2008, os maiores aumentos foram encontrados na Polónia (94%) e Lituânia (89%).
“Embora a taxa de crescimento do consumo de produtos orgânicos tem caído durante a recessão global, nos últimos anos têm visto um aumento enorme na agricultura orgânica, produção e consumo de alimentos na Europa Oriental, e o mercado está se desenvolvendo muito rapidamente - apesar da recessão”, afirma Christof Arndt, coordenador do grupo sem fins lucrativos EkoConnect baseado em Dresden que promove projetos para o desenvolvimento da agricultura orgânica na Europa Oriental.
Especialistas dizem que o aumento do número de fazendas orgânicas e na produção e consumo de alimentos orgânicos tem sido impulsionado por subsídios introduzidos pelos governos na última década, combinado com as pessoas cada vez mais informadas sobre alimentos orgânicos e mudando suas dietas.
Com a queda do comunismo, a agricultura deixou de ser coletivizada e controlada pelo Estado. Alguns agricultores começaram a oferecer produtos orgânicos, que os consumidores inicialmente viam como uma curiosidade. Mas, na última década, o consumo de alimentos orgânicos tem aumentado drasticamente, e muitos mais fazendas e estabelecimentos foram estabelecidas.
O Ministério da República Checa, afirmou no mês passado que quase 10 por cento das terras agrícolas no país está agora entregue à agricultura orgânica - o dobro do que na Alemanha, de acordo com a EkoConnect. O número de fazendas orgânicas Checa no final de 2009 cresceu para 2700 - um salto de 50 por cento comparando-se com 2008. O Consumo de produtos orgânicos cresceu 40 por cento no ano de 2008 elevando-se para 1.8 mil milhões de coroas checas (69 milhões de euros).
Na Bulgária, a quantidade de terra utilizada para a agricultura orgânica tem aumentado. Quase que dobrou entre 2002 e 2007, de acordo com o ministério da agricultura do país. Na Polônia, haviam 14.900 fazendas orgânicas registrado em 2008 - a partir de apenas 300 em 1996.
Na Polônia, o produtor de alimentos orgânicos Symbio afirma que a venda de alimentos orgânicos cresceu 300 por cento em 12 meses, entre 2007 e 2008. Na República Checa, o consumo de alimentos orgânicos cresceu 70 por cento no ano de 2007, de acordo com EkoConnect.
No entanto, a indústria de alimentos orgânicos na região como um todo ainda é pequeno em comparação com o Ocidente, apesar de tudo. Segundo o grupo de acompanhamento da indústria Organic Monitor, com sede em Londres, em 2007, enquanto as vendas de alimentos e bebidas em toda a Europa foram de 20 bilhões de euros, na Europa Oriental foi de apenas 60 milhões de euros.
Especialistas dizem que o custo relativo dos alimentos orgânicos está sufocando o consumo da região com alguns dos salários mais baixos em toda a UE. Na Eslováquia, por exemplo, onde o salário médio mensal é de 800 euros, o custo de carne de frango orgânico é de 10 euros por quilo. A carne de galinha não-orgânica está ao redor dos € 2,50.
Muitos produtores do Leste europeu acabam exportando grandes quantidades de matérias-primas para a Europa Ocidental para processamento. Muito do que é vendido na Europa Ocidental, como produtos acabados, tais como biscoitos e produtos lácteos, são enviados de volta para a Europa Oriental para a venda - um processo dispendioso e, argumentam alguns, relativamente hostil ao meio ambiente.


Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07