Em uma classificação em toda a Europa, a Suíça é a primeira em consumo orgânico per capita, à frente da Dinamarca, Áustria, Luxemburgo e Suécia, informou a Biosuisse. A Alemanha está em sexto lugar e a França, em sétimo. As vendas de produtos orgânicos cresceram pouco menos de 7% na Suíça em 2023. Os aumentos gerais de preços representam 4% desse valor, de acordo com a organização. O volume de mercado de produtos orgânicos é de pouco mais de CHF 4 bilhões (US$ 4,52 bilhões). A participação de mercado dos produtos orgânicos no comércio varejista é, portanto, de 11,6%.O mercado orgânico suíço quase atingiu um nível recorde em 2020 durante a pandemia do coronavírus. O crescimento atual não foi impulsionado por varejistas orgânicos especializados e comerciantes diretos, como era o caso na época, mas por grandes varejistas Coop e Migros, lojas de departamento e varejistas especializados.
Viticultura orgânica
No final de 2023, 7.362 propriedades rurais haviam sido certificadas com o selo “bud” da Biosuisse. De acordo com a organização, elas possuíam uma área rural de 190.280 hectares. Com 21 novas propriedades rurais, o número de propriedades orgânicas não mudou muito em comparação com o ano anterior. Também houve apenas um pequeno aumento no número de comerciantes e empresas de processamento certificados, com 48 novas adições. No final do ano passado, um total de 1.356 titulares de licenças haviam recebido o selo orgânico. O cantão dos Grisões tem a maior proporção de propriedades orgânicas, respondendo por quase dois terços do total. Berna continua sendo o cantão com o maior número de propriedades rurais orgânicas, totalizando 1.370. Com um quinto de sua produção sendo orgânica, a produção de vinho superou outras formas de agricultura nessa estatística pela primeira vez.
Biosuisse
Em sua conferência de imprensa anual, a Biosuisse enfatizou a importância das parcerias com varejistas para o desenvolvimento da propriedade rural orgânica na Suíça. Juntos, eles conseguiram tirar a propriedade rural orgânica de um nicho. “Em vista das contínuas discussões sobre preços, precisamos nos posicionar claramente no mercado e mostrar por que o orgânico vale o preço”, disse o presidente da Biosuisse, Urs Brändli, em um comunicado à imprensa. A Biosuisse é uma organização orgânica suíça e proprietária do rótulo bud. O rótulo bud e seu certificado representam a sustentabilidade. A organização guarda-chuva representa os interesses de empresas certificadas de agricultura, horticultura, processamento e comércio.
Fonte:https://www.swissinfo.ch/MEUS LIVROS
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