terça-feira, 25 de junho de 2024

É seguro beber energético?

 

A maioria dos energéticos contêm uma mistura de açúcar, cafeína sintética e aminoácidos. Estes incluem taurina e várias vitaminas B, todas conhecidas pelas suas qualidades de promoção de energia.

Mas o que realmente há na bebida energética?

Glicose e sacarose:

Você reconhece seu velho amigo, açúcar? Os energéticos têm 37 gramas de açúcar adicionado por lata, o que na verdade é um pouco menos do que a maioria dos refrigerantes, mas ainda assim uma quantidade enorme de doce. Prepare-se para uma corrida energética – e depois para a queda inevitável.  O energético sem açúcar contém os adoçantes artificiais aspartame, acessulfame K e sucralose em vez de açúcar, que foram recentemente considerados genotóxicos e associados a um risco aumentado de doenças cardiovasculares. Portanto, todas essas “alternativas saudáveis” ao açúcar podem ser apenas uma tonelada de besteira!

Taurina

A taurina, ou ácido 2-aminoetanossulfônico, é um aminoácido produzido naturalmente no corpo humano. Encontrada no intestino grosso e um componente importante da bile, a taurina é um antioxidante que ajuda a movimentar os minerais pelo sistema e a gerar impulsos nervosos.  Cada lata de energético, entre outros ingredientes, contém 1000 mg de taurina e, embora os energéticos que contenham a substância tenham sido proibidos na França por um tempo, neste momento todas as proibições foram suspensas e a taurina é geralmente considerada segura.

Cafeína:

Uma lata de energético contém 80 mg de cafeína, cerca de metade de outros refrigerantes e quase o mesmo que uma xícara de café. Os estimulantes benefícios físicos e mentais da cafeína foram bem documentados, com alguns até argumentando que a introdução do café no mundo ocidental tornou possível a Revolução Industrial.  A cafeína funciona bloqueando a adenosina, uma substância química cerebral que promove o sono, que por sua vez faz com que seu corpo libere adrenalina. A cafeína é a substância psicoativa mais usada no mundo, e o consumo excessivo pode causar diarreia, espasmos, batimentos cardíacos acelerados e nervosismo – também conhecido como “nervosismo da cafeína”. Alguns dizem que o teor de cafeína é perigoso, mas na verdade é apenas um pouco mais do que uma pequena xícara de café.

Glucuronolactona:

Este produto químico natural é encontrado nos tecidos conjuntivos das plantas. Um carboidrato, a glucuronolactona é um estimulante com efeitos antidepressivos leves que ajuda a melhorar a memória e a concentração. Também possui qualidades desintoxicantes e pode ajudar a remover resíduos do corpo. Mas o consumo excessivo de Glucuronolactona pode causar aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, dores de cabeça, náuseas e tonturas.

Inositol:

O inositol é um composto químico e estimulador do humor que ajuda o cérebro a usar a serotonina e pode ser encontrado em muitos alimentos, como laranja, melão e nozes e feijões ricos em fibras.

Niacina:

Vitamina B que auxilia na formação e utilização de energia.

D-Pantotenol:

Também conhecido como vitamina B-5 ou ácido pantotênico, o D-Pantotenol é um nutriente essencial que melhora o humor, estimula o metabolismo e ajuda a transformar gordura em energia. A deficiência de vitamina B-5 tem sido associada a uma série de problemas de saúde física e mental, incluindo acne, fadiga, cãibras musculares e apatia.

Piridoxina:

Também conhecida como vitamina B6, a piridoxina HCL ajuda o corpo a formar glóbulos vermelhos e a usar oxigênio, melhorando o humor e os níveis de energia.

Vitamina b12:

Assim como a vitamina B-6, a vitamina B-12 ajuda a formar glóbulos vermelhos para a utilização do oxigênio.

Cores e sabores artificiais:

Você não achou que aquela do energético é natural, não é? Embora eles também usem sabores naturais, cada versão da bebida inclui sabores e cores artificiais.

Mas afinal a bebida energética é saudável ou não?

Há certamente alguma precisão por trás das afirmações dos energéticos de aumentar o desempenho físico e cognitivo, aumentar a concentração e a velocidade de reação, melhorar a vigilância, melhorar o estado emocional e estimular o metabolismo. Mas quais são os efeitos adversos? A verdade é que você precisa de energia sustentada em um estado relaxado, mas alerta, e não de altos e baixos de energia. Bem, tudo bem - às vezes você precisa de um “up”. E o energético certamente pode fornecer isso – apenas certifique-se de permitir que seu corpo descanse para a “descida” correspondente que inevitavelmente se seguirá. Sabemos que você é uma pessoa ocupada, você realmente quer agendar um horário para R&R depois de beber um energético? Lembre-se apenas de que acumular um débito de sono é ruim para o sistema, e uma boa noite de sono é um dos antidepressivos mais eficazes (e baratos) do mundo.

Existe uma alternativa energética melhor? 

Um multivitamínico tomado uma vez ao dia que contém todas as vitaminas B pode ajudar a fornecer energia sustentada ao longo do dia. As vitaminas B em qualquer forma podem perturbar o estômago, então, quer você tome um comprimido ou beba uma lata de energético, seu corpo ficará melhor se contiver algum alimento para compensar as potencialidades de dor de barriga das vitaminas B. 

O energético é seguro? 

Se você adora o choque do energético, tenha certeza de que os ingredientes mais perigosos da lata provavelmente já são dois de seus favoritos: cafeína e açúcar. Todos os outros ingredientes ativos estão em doses muito pequenas que provavelmente não prejudicarão o seu sistema. No entanto, se você beber dez latas de energéticos seguidas, você tremerá como uma folha de coca e seu estômago provavelmente não vai gostar muito de você. Porém, a mesma coisa aconteceria se você consumisse dez xícaras de café. No geral, o energético é um produto seguro com moderação. O problema com as bebidas energéticas ocorre quando elas são misturadas com álcool, como nos populares “tiros de bomba”, onde uma dose de bebida destilada é jogada em um energético e batida – muitas vezes várias vezes. Sejamos honestos, todos nós fizemos escolhas questionáveis ​​em relação ao consumo de álcool, mas adicionar cafeína à mistura é um nível totalmente novo de perigo. Os efeitos estimulantes do suco energético podem manter a pessoa acordada e bebendo, quando ela já deveria ter desmaiado e parado de consumir álcool. No entanto, se você não gosta de beber demais e apenas abre uma lata de energético aqui e ali para sobreviver à próxima reunião, respire com calma. O energético não é uma ferramenta do diabo, e às vezes até os anjos precisam de um impulso de energia e de uma ajudinha com suas asas.

Fonte: https://www.organicauthority.com/

 MEUS LIVROS

LEIA GRATUITAMENTE OU COMPRE NA AMAZON

**No Kindle e gratuito com KindleUnlimited**

CLIQUE NO LIVRO PARA ACESSAR O LINK DA AMAZON

Nenhum comentário:

Postar um comentário