O mercado francês de
produtos orgânicos teve um crescimento forte de 4,56 bilhões de euros em 2013,
dos quais 4,38 bilhões de euros de consumo doméstico, ou cerca de 2,5% do
mercado nacional de alimentos. De acordo com a CSA-Agence BIO, 75% dos franceses consumiram produtos orgânicos
em 2013, enquanto em 2012 era 64%. Quase metade dos franceses consumiram
produtos orgânicos pelo menos uma vez por mês. Frutas e legumes continuam sendo
os produtos orgânicos mais consumidos, seguidos por produtos lácteos e
ovos. No Sudeste da França, se concentra o maior índice de consumidores de produtos orgânicos da média
nacional.
Desde 2007, restaurantes
públicos foram encorajados a introduzir produtos orgânicos em seus serviços,
com a recomendação de 20% de produtos em 2012, um número que não foi
atingido. Em 2011, os orgânicos representaram apenas 2,1% do mercado.
No entanto, o consumo
de orgânicos atingiu € 158 milhões em 2011, um aumento de 21% em um ano. Com
7000 restaurantes (ou 9,5% do numero nacional de restaurantes
coletivos), a região de Rhône nos Alpes é a segunda região francesa de
maior consumo de orgânicos.
No ano letivo de
2011/2012, 54 escolas introduziram regularmente produtos orgânicos e alcançaram
100% de refeições orgânicas, consumindo 199 toneladas de produtos orgânicos (8%
das suas compras).Estudos realizados no território mostraram que os principais
produtos consumidos foram os lácteos, frutas e vegetais e o fornecimento de
produtos orgânicos locais foi de 60% a 80% da oferta total de produtos.
Fonte: http://www.corabio.org
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