O mercado de leite orgânico engloba todo leite e produtos lácteos provenientes de animais que são alimentados com alimentos desprovidos de quaisquer subprodutos animais, têm acesso a pastos frescos, e não são tratados com quaisquer hormônios sintéticos ou antibióticos. O termo orgânico refere-se apenas ao processo em que o leite é preparado e não tem relação com o perfil nutricional do produto final. Espera-se que o mercado para o leite orgânico cresça a um ritmo rápido com a integração de alimentos naturais e orgânicos.
A dinâmica do mercado de Mercado Leite Orgânico
Semelhante a todos os alimentos orgânicos, a demanda por leite orgânico está intimamente ligados
à crescente preferência dos consumidores por produtos naturais e cultivados
organicamente. Esta visão positiva de orgânicos é devido a vários fatores,
tais como a percepção de que orgânico é saudável e puro, que aumenta o cuidado com
o meio ambiente e a preocupação com os animais de fazenda. Todos esses
fatores são cruciais para a aceitação de produtos lácteos orgânicos.
O
preço é um importante fator limitativo para o mercado de leite orgânico, pois o
leite orgânico é quase três vezes mais caro que o leite regular. Esta
grande diferença limita o âmbito do mercado apenas para os consumidores urbanos
de poder aquisitivo maior.
Os
aspectos regulatórios do mercado de leite orgânico são principalmente centrados
na utilização do rótulo "biológico". O Departamento de Agricultura
dos EUA (USDA) exige que, além do uso de alimentos biológicos para animais, as vacas
devem ter acesso a grama fresca e passar pelo menos quatro meses por ano em
pastagens. O aspecto crucial do mercado do leite orgânico é a falta de uso
de hormônios sintéticos, tais como rBGH, um hormônio de crescimento dado a
quase 30% das vacas leiteiras nos EUA. Estes ingredientes são considerados
muito negativamente pela maioria dos consumidores.
Segmentação
de Mercado de mercado Leite Orgânico
O
mercado de leite orgânico é segmentado com base na aplicação, tipo de
embalagem, canal de distribuição e geografia.
Com
base na aplicação, o mercado de leite orgânico é segmentado como leite,
produtos lácteos e bebidas à base de leite e outros. A maioria do leite orgânico
é consumido diretamente sob a forma de leite fervido, café, chá, e em certos pratos.
O uso de leite orgânico é particularmente maior em famílias com crianças devido
a preocupações adicionais sobre segurança alimentar e saúde. O segmento de
produtos lácteos é ainda dividido em manteiga, queijo, sobremesas, entre
outros. Espera-se que o segmento de produtos lácteos ganhe uma quota maior
de mercado com o crescente interesse dos consumidores por alimentos saudáveis. Além
disso, estes produtos são utilizados em padarias e confeitaria na produção de
bolos e biscoitos.
Com
base no tipo de embalagem, o mercado pode ser segmentado em saco, caixas,
garrafas e latas. O uso de qualquer tipo de embalagem específico depende
do objetivo-final e uso. Por exemplo, os sacos oferecem uma maneira
relativamente barata e fácil de embalar leite e são, portanto, muito popular em
países emergentes como a Índia. As caixas de cartão são um importante tipo
de embalagem em termos da vida útil mais longa e conveniente. As garrafas
podem ser de vidro e plástico e são muito utilizadas para a embalagem de leite
e bebidas. As latas são principalmente usadas para o transporte de cargas
pesadas de leite orgânico e, no caso de muitos produtos lácteos.
Com
base nos canais de distribuição, o mercado é segmentado em hipermercados /
supermercados, conveniência e supermercados, lojas especializadas, Internet e
venda direta. O uso da internet é limitado no caso do mercado do leite
orgânico porque os produtos são facilmente perecíveis. Hipermercados e
supermercados ocupam a quota de mercado dominante, principalmente porque um
número significativo de produtos orgânicos esta concentrado em grandes
lojas. A venda direta em forma de entregas a domicílio também é um canal
de distribuição importante e em crescimento, porque esses sistemas de entrega
geralmente partir de fontes locais, asseguram a frescura e qualidade.
Os
Estados Unidos dominam o mercado de leite orgânico. A consciência
crescente dos consumidores sobre bens de consumo naturais vem aumento devido a incidência
de doenças de estilo de vida, como a obesidade. A Europa é outra região
muito importante no mercado de leite orgânico devido aos níveis de alta renda,
a acessibilidade fácil do produto e regulamentos rigorosos contra ingredientes
alimentares sintéticos. O Reino Unido é um grande consumidor de leite
orgânico e também abriga muitos produtores e fornecedores. Apesar de
ocupar pequena participação de mercado no período atual, espera-se que o
mercado de leite orgânico cresça a um nível significativo em países emergentes,
como Índia e Brasil. Isto é devido aos crescentes níveis de sensibilização
e medos de adulteração de alimentos entre os consumidores.
Principais
intervenientes no mercado a mercado Leite Orgânico
Algumas
das principais empresas do mercado de leite orgânico incluem Danone (WhiteWave
Foods Company), Fonterra Co-operative Group Limited, Organic Valley, OMSCo, Dairy
Farmers of America Inc., Agropur Dairy Cooperative, Arla Foods , Donegal
Investment Group plc. Entre os outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário