COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dez alimentos que enganam,parecem saudáveis, mas não são

Fazer dieta e mudar os hábitos alimentares não são tarefas fáceis para muitas pessoas, embora os resultados sejam recompensadores. Por isso, quem já passou ou vive esta fase, sabe como é buscar alimentos saudáveis e saborosos. Mas, algumas vezes, o indivíduo se engana e consome alimentos que embora rotulados como "lights" e "diets" não ajudam na manutenção da saúde e também podem engordar. A nutricionista Tatiana Camacho mostra uma lista de dez alimentos que comumente achamos que são saudáveis, mas a situação não é bem essa, segundo informou ao MSN. "O filé de peixe empanado também está na lista de alimentos não tão saudáveis quanto pensamos. Embora seja uma carne magra, dependendo do peixe escolhido para empanar, ocorre um acréscimo alto de gorduras e calorias na porção do alimento, além da degradação parcial do ômega-3 presente no pescado", explica a especialista da Naturalis. 

1-Barra de cereal 
Muita gente muda o hábito de ter um doce na bolsa por uma barra de cereal, mas algumas dessas barrinhas são quase um doce de tanto açúcar que contêm, além de possuírem conservantes e aromatizantes. O nível médio de fibra é de um grama e isso é pouco para as necessidades do organismo, o que também reduz o potencial de satisfação - então a pessoa acaba consumindo muito ou comendo outro alimento depois. As barras melhores têm 3 e 5 gramas de fibras. Mesmos as lights e diets, são feitas com adoçantes, o que não é tão saudável como pensam. 

2-Cream cracker integral 
Cinco biscoitos integrais equivalem a um pão francês, que é menos processado e contém menos gordura e sacia mais - mas costuma ter muito mais sal. O biscoito integral tipo cream cracker também costuma ter pouca fibra, pois é feito com farinha de trigo enriquecida com ferro e outros nutrientes, mas não é realmente integral. 

3-Iogurte 
A não ser que você esteja consumindo um iogurte natural, com corantes naturais, pouco açúcar e sem gorduras, a maioria do que é vendido nos supermercados é apenas bebida láctea, com bastante gordura para ficar cremosa, corante artificial para deixar no tom e muito açúcar. Além de, na maioria dos casos, não possuírem a quantidade de bactérias probióticas satisfatórias para o organismo. 

4-Processados feitos de carne de peru ou frango 
Essa vale para os hambúrgueres, a salsicha e linguiça. É verdade que frango e peru são carnes magras e saudáveis, mas se estão processadas, terão adição de sal e gordura (faz parte do procedimento). Para os que consomem estes alimentos como fonte de proteína, fica a dica: moderem! 

5-Suco de caixinha (incluindo os de soja) 
Exceto aqueles feitos da fruta, sem conservantes e açúcar, grande parte desses sucos é uma mistura do suco com água, tornando-se uma bebida pobre de nutrientes e com substâncias químicas que se acumulam no organismo. E as feitas com soja, na verdade, têm pouca soja e pouco valor nutricional, além do fato de a adição de açúcar e cálcio estarem ainda sem regulamentação. Os lights e diets são realmente sem calorias, mas não têm nenhum nutriente, só conservante, corante e aromatizante. 

6-Chocolate diet 
Para quem está fazendo dieta, a ideia de poder consumir chocolate sem açúcar parece razoável. O problema é que para tornar este tipo de alimento comestível são adicionadas doses extras de gordura, e ele se torna mais calórico que os convencionais. No caso dos diabéticos, sem problemas com colesterol, o consumo moderado vale. 

7-Sopas industrializadas 
Este é mais um alimento que o organismo faz pouco proveito, pois faltam nutrientes. Algumas contêm realmente poucas calóricas, mas a grande parte possui muito sódio, colocando a saúde e a dieta em risco. 

8-Yakissoba 
Feito com legumes, este tipo de massa pode soar saudável, mas é temperado com muito shoyo e isso eleva seu índice de sal. E não dá para esquecer que o macarrão é frito. Mas é possível torná-lo mais saudável, optando pelo shoyo light e cozinhando apenas o macarrão. 

9-Pratos congelados diet e light 
Embora contenham baixo teor de gorduras, açúcares ou calorias, possuem adição de conservantes, além de terem perdido quantidades significativas de micronutrientes. 

10-Cookie integral 
Muitos desses biscoitos são feitos com açúcar mascavo, aveia, linhaça e gergelim, e isso é bom para a saúde. Mas, ao mesmo tempo, contêm alto índice de gordura saturada. 

Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/agosto/dez-alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nao-sao?tag=vida-e-saude#ixzz2bJJDYpHb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07