Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem consumir, por dia, menos de dois mil miligramas de sódio, equivalentes a cinco gramas de sal. Quem ultrapassa essa quantia de forma exagerada corre sérios riscos de desenvolver doenças como a hipertensão, problemas cardiovasculares, osteoporose, câncer gástrico, acidente vascular cerebral (AVC) e sobrecarga renal. Para quem deseja reduzir a quantidade de sal da alimentação sem perder o sabor da comida, uma boa escolha são os condimentos naturais listados abaixo pela nutricionista Bruna Marta, do Mundo Verde.
Alho e cebola
Em vez de caprichar no sal, a ideia é caprichar nesses dois temperos. Fontes de alicina e gama-glutamilcisteína (de ação antioxidante), eles previnem o câncer, reduzem o colesterol, a pressão arterial, combatem fungos e bactérias e ainda fortalecem o sistema imunológico.
Alecrim
Ótima para digestão, a erva aromática pode ser combinada com legumes, sopas, arroz e omeletes. Além de dar sabor, ela vai deixar qualquer prato perfumado.
Açafrão
Além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido e mais saudável. Enquanto o sal aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, o açafrão é rico em curcumina, um potente antioxidante, que atua na prevenção contra esse tipo de enfermidade.
Orégano
Oferece um toque especial a molhos, omeletes, saladas e pratos que contenham tomates. Excelente antifúngico.
Manjericão
Utilizado em diversos pratos, dá um toque especial em molhos de tomate, tortas e saladas. É digestivo, diurético, fortificante e antigripal.
Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/agosto/cinco-condimentos-naturais-para-substituir-o-sal?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook#ixzz2bhsa8nOh
Nenhum comentário:
Postar um comentário