COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nata da Serra:Divirta-se,aprenda e saboreie


A Fazenda Nata da Serra nasceu em 1988, quando foi adquirida pelo atual proprietário, o engenheiro agrônomo Ricardo José Schiavinato. Iniciou-se, assim, um longo e árduo trabalho, sendo que nessa propriedade de quase 100 ha, não havia quase nada além de matas nativas, morros com solo degradado, várzeas alagadas e terras abandonadas.A agricultura orgânica tem como princípio funcionar sob condições socialmente justas, fixando o homem à terra, viabilizando o trabalho familiar ou gerando emprego de qualidade que dê dignidade ao trabalhador rural e funcione como mecanismo de distribuição de renda. E esse é um dos compromissos da Fazenda Nata da Serra com os seus funcionários.
Foram anos de investimentos, sendo que as primeiras atividades giravam em torno da criação de gado leiteiro. Mais tarde, em 1991, foi instalada uma mini-usina para pasteurização e empacotamento do leite. Nascia, então, o laticínio Nata da Serra. Nesse mesmo ano, os morros descobertos da fazenda foram reflorestados com nada menos que 50 mil pés de eucalipto que, mais tarde, se transformariam num belo bosque.
No ano de 1994 20 mil pés de café foram plantados, juntamente com a construção de 7 tanques (área total de 4 há) destinados a piscicultura.
Em 1996, necessitando agregar valor ao leite, iniciou-se a produção de iogurte, sendo que o mel agregado ao produto passa também a ser produzido na própria fazenda, logo no ano seguinte. Da consciência ecológica do proprietário e do sonho de se praticar agricultura sem agredir a natureza, a partir de 1997 começa o processo de conversão da propriedade para o cultivo orgânico. Os investimentos foram altos: construção de estufas, sistemas de irrigação e fertiirrigação e compra de implementos, tudo revestido da mais alta tecnologia. Mas os resultados foram satisfatórios - uma colheita de produtos ricos em nutrientes, sabor e isentos de adubos químicos e agrotóxicos. A criação de gado também foi convertida para o manejo orgânico.
Hoje, a Fazenda Nata da Serra é uma propriedade agroecológica, sendo que toda essa transformação é percebida claramente pelo ar puro que nela se respira e pela rica e diversificada fauna nela habitada. Muitas árvores foram plantadas e o ambiente árido do inicio se transformou em vida, cores, flores e pássaros. Tantos pássaros que foram obrigados a fazer um levantamento das espécies e incrementar o Turismo Rural com a atividade de observação de aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07