COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

sábado, 22 de maio de 2010

Tunísia tem seu foco sobre produtos orgânicos


Nos dias 10 à 16 de maio a Tunísia realizou a Semana dos Produtos Orgânicos, organizada pelo Ministério da Agricultura, Recursos Hídricos e da Pesca, em parceria com a União Tunisiana para Agricultura e Pesca (UTAP). Durante o evento, foi lançado e adjudicado o selo "Bio-Tunísia" para os produtos orgânicos tunisianos que atendem aos padrões e especificações internacionais. O selo que será concedido em uma primeira fase, ao azeite, tâmaras e os cereais, vão ajudar a melhorar o posicionamento dos produtos da Tunísia nos mercados locais e externos. Durante uma conferência de imprensa realizada em Túnis, o Sr. Mohamed Chokri ayachi, Diretor Geral da Agência de Promoção de Investimento Agrícola (APIA), disse que a criação deste selo é parte do fortalecimento dos produtos agrícolas da Tunísia, apontando que os produtos, tais como tâmaras, azeitonas e algumas frutas são consideradas produtos orgânicos. Ele lembrou que a Tunísia está em segundo lugar na África e em todo o mundo está em 24 º lugar entre os 141 países na produção da agricultura orgânica. Em Junho de 2009 a Tunísia recebeu credenciamento como exportador de orgânicos, tornando-se o oitavo país acreditado neste setor no mercado da União Européia.
As áreas dedicadas à agricultura orgânica na Tunísia são estimadas em 300 mil hectares, com uma colheita estimada em mais de 170 mil toneladas. O setor inclui mais de 1.800 agentes (produtores, processadores e exportadores), enquanto os investimentos atingem mais de 10 milhões de dinares por ano. O número de projetos adaptados entre 2001-2009 atingiu 52, com investimentos de 81, 3 milhões de dinares, além de doações estimadas em 12 milhões de dinares.
A Tunísia exportou cerca de 13.300 toneladas de produtos orgânicos em 2008 com um valor de 64 milhões de dinares, em comparação com 1100 toneladas em 2001, com um valor não superior a 3 milhões de dinares.



Fonte:http://allafrica.com/
Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07