sábado, 15 de maio de 2010

Índia estabeleceu uma meta de exportação de alimentos orgânicos de US $ 1 bilhão nos próximos cinco anos

Produtos orgânicos Indianos (Foto:V. Sreenivasa Murthy)

A Índia estabeleceu uma meta de exportação de alimentos orgânicos de US $ 1 bilhão nos próximos cinco anos, com sua produção recebendo grande aceitação em vários mercados da Europa e dos E.U.A,afirmou o presidente Asit Tripathy da Agricultural and Processed Food Export Development Authority (APEDA) , neste sábado.
"Através da criação de capacidades e de acordos bilaterais, as exportações de orgânicos da Índia podem ser aumentadas para US $ 1 bilhão nos próximos cinco anos”. Acrescentou ainda, "a nossa visão é fazer com que a Índia seja o número um de produtos orgânicos em todo o mundo nos próximos 10 anos", Tripathy, cuja agência foi promovida pelo Ministério da Indústria, fez estas afirmações em uma conferência sobre alimentos orgânicos na Índia neste sábado.
No ano passado, a Índia exportou 135 produtos orgânicos em 18 categorias. O volume total foi de 44.476 toneladas, realizando mais de US $ 125 milhões. O crescimento global das exportações de alimentos orgânicos foi de 50,31 por cento sobre o ano anterior.
Cerca de 60 por cento dos produtos orgânicos do país, foram exportadas para a União Européia, 20 por cento para os E.U.A, 5 por cento para o Japão e o restante para o Canadá, Austrália e países do Leste Asiático.
Atualmente, a Índia ocupa o 33° lugar em termos de total de terra sob cultivo orgânico e 88° lugar em termos de proporção de terras agrícolas em culturas orgânicas do total de área de cultivo, conforme as estatísticas disponíveis na APEDA.
O presidente explicou que no âmbito do Plano de Cinco anos (2007-2012), o país tem como alvo o desenvolvimento de cinco milhões de hectares de terras cultiváveis em terra orgânica certificada e a promoção de um regime para compensar os agricultores do menor rendimento das culturas.
A razão para a ênfase na agricultura orgânica foram os efeitos positivos sobre a biodiversidade e a gestão eficaz do solo que poderia ter um longo caminho para atenuar ou mesmo reverter os efeitos das alterações climáticas, como também diminuir as emissões de carbono.


Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07