COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

segunda-feira, 1 de março de 2010

Avicultura e derivados da cana impulsionam exportações da PB


Os setores de avicultura, cachaça e fruticultura deverão impulsionar as exportações do agronegócio paraibano nos próximos anos. Segundo Hermes Ferreira, superintendente da Secretária Federal da Agricultura na Paraíba, o segmento exportou, em 2008, US$ 131,62 milhões, o que representou 0,18% das exportações brasileiras. O tema foi abordado nesta sexta-feira (26), durante a 14ª Agroint – curso de integração para exportação, em João Pessoa.De acordo com Hermes Ferreira, a tendência é de que as exportações aumentem. Os investimentos na avicultura deverão ampliar as vendas do setor para o mercado da Arábia Saudita ainda este ano. No segmento de cachaça há empresas aptas e com potencial para a exportação.
No Sertão e Litoral do estado, empresas deverão manter as vendas para o mercado exterior com o foco em frutas orgânicas.Em 2008, frutas como o mamão e o maracujá, cultivados de forma convencional, e o queijo, o mel, a manga e o melão orgânicos foram os produtos responsáveis pelas exportações no estado. Segundo Adilson Oliveira Farias, assessor da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Paraíba tem um importante potencial para orgânicos.
De acordo com Adilson o Estado possui também potencial exportador, e não são os aspectos burocráticos que impedem as exportações, mas a falta de trabalho em grupo, pois o mercado exige volumes consideráveis e regularidade na entrega.Para ele, a estratégia de desenvolvimento da Paraíba também deve ser pautada em produtos agrícolas que agreguem valor, a exemplo dos orgânicos e da prática do comércio justo. “Estes produtos exigem mão de obra e levam desenvolvimento para o campo”, reforça.Segundo Mario Borba, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PB, a perspectiva com o Agroint foi de demonstrar que os pequenos negócios rurais também podem ter acesso ao mercado internacional, desde que devidamente preparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07