COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 11 de março de 2010

A África pode se beneficiar do enquadramento orgânico, diz FAO

O crescimento da quota de mercado de orgânicos e produtos de comércio justo "em países desenvolvidos (estimada entre 5 e 10 por cento) pode resultar em novas oportunidades para os pequenos agricultores nos países pobres, segundo a FAO. Como esses agricultores precisam cumprir os requisitos de certificação para cumprir com alto nível de padrões alimentares, a Food Agriculture Organization montou um programa de US $ 2,4 milhões para ajudá-los a certificação necessária. Desta forma, cerca de 5.000 agricultores do Oeste Africano são agora capazes de aproveitar a crescente popularidade dos alimentos orgânicos nos países industrializados. Projetos da FAO em Burquina Faso, Camarões, Gana, Senegal e Serra Leoa ajudam grupos de agricultores e pequenos exportadores a superar desafios como o alto custo para a conversão da agricultura convencional para a agricultura orgânica, bem como tirar partido dos mercados remuneradores. Eles aumentaram a sua capacidade técnica e qualidade do produto, o que permitiu que os agricultores orgânicos a obtenção de certificação de comércio justo.
"Alguns grupos de agricultores nunca tinham exportado produtos antes, na melhor das hipóteses eles o ofereciam para o mercado local a um preço baixo. A maioria deles tinha um nível muito baixo de capacidade institucional, capacidade técnica e recursos financeiros", disse o economista da FAO, Pascal Liu. “ A maioria dos grupos têm status legal, reunem-se regularmente, mantêm registros e agora são membros real” que pagam dívidas.
"Como resultado da sua melhor estrutura e organização, grupos de agricultores estão agora em condições de elaborar e negociar contratos com exportadores. Alguns exportadores de abacaxi de Gana e Camarões ainda vêem as suas exportações aumentando, apesar da crise econômica”, disse Cora Dankers, gestora de projetos da FAO.
Um grupo de Camarões, por exemplo, não só encontrou um comprador para seus abacaxis orgânicos, mas graças à análise de custos que fizemos com eles, eles também foram capazes de negociar melhores condições com o seu comprador convencional. Em Gana, cerca de 30 pequenos produtores de abacaxi conseguiu aumentar suas vendas de 26 para 116 toneladas, depois de terem obtido a certificação orgânica.
O projeto centrou-se em todas as fases da cadeia de produção, colheita e embalagem, certificação e comercialização. A parte vital do projeto era para pagar a certificação no período de conversão e apoiar a melhoria das condições de higiene para cumprir elevados padrões de qualidade internacional.
"O projeto ajudou os agricultores locais que, normalmente esperam uma ajuda financeira direta das instituições a adotar uma atitude mais pro ativa. Sua situação econômica e auto-estima melhoraram definitivamente, porque agora podem vender seus produtos nos mercados internacionais a preços muito melhor - algo que não poderia até mesmo sonhar a apenas três anos atrás ", concluiu Liu.


Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07