Movido pelo alto potencial de crescimento de mercado no Brasil, o segmento de alimentos orgânicos se profissionaliza e começa a atrair investimentos de grandes empresas estrangeiras para atender à demanda de público interno e das redes de varejo. Uma pesquisa recente da consultoria GFK indica que os produtos orgânicos hoje chegam à mesa de 9% da população brasileira e que esses produtos já respondem por 1% do faturamento total dos supermercados - cerca de R$ 1,585 bilhão. Em 2008 a rede Pão de Açúcar teve um crescimento anual de 40% na venda de produtos orgânicos, que ocupam cada vez mais espaço nas gôndolas.
Por enquanto, mais de 70% da produção brasileira ainda é destinada ao mercado internacional, mas a consolidação de marcas com produtos orgânicos industrializados (e não apenas in natura) e comercializados em expansivo número de pontos de venda começa a mudar este panorama. Um exemplo disso é a Samurai Organic Foods. Desde 2004 a empresa vem dobrando de tamanho a cada ano, impulsionada pela inovadora proposta de industrializar no Brasil produtos à base de soja orgânica. Inseridos no contexto de reeducação alimentar, itens como tofu, hamburguers vegetais e patês de tofu passam a substituir respectivamente o queijo, os hamburguers tradicionais e a maionese - alternativas que alcançaram sucesso comercial nas grandes redes de varejo do sul e sudeste.
Adquirida no final de 2007 por um grupo de investidores da Bélgica, Holanda e Brasil, a Samurai busca ampliar ainda mais o seu foco, refletindo um novo posicionamento e o desejo de se tornar a maior processadora de alimentos orgânicos do país nos próximos anos. O processo se deu de forma natural, acompanhando a necessidade da empresa em obter um aporte de capital que permitisse atender à demanda por maior automação na produção e eficiência logística.
Desde 2006, a Samurai já contava com a colaboração da Agrorganica, empresa de Campo Largo (PR) dedicada ao fomento da exportação de soja orgânica para a Europa e fornecedora da matéria-prima para a produção do tofu. Comandada pelo engenheiro agrônomo Roberto Perin, a empresa se juntou ao holandês Poppe Braam, representante da Do It (Dutch Organic International Trade), mais o belga Frederik Dossche, um importador da soja orgânica brasileira, com experiência de mais de uma década no comércio de produtos a base de tofu em seu país, para juntos investirem neste novo momento do mercado de orgânicos no Brasil. Principal empresa no comércio de orgânicos no mercado europeu, com mais de 600 itens no catálogo – que abrange desde ingredientes para a indústria até produtos prontos para consumo -, a Do It acumula mais de 16 anos de experiência, importando produtos dos cinco continentes e abastecendo todo o continente europeu.
Com a parceria formalizada e a fábrica instalada no Paraná - estado brasileiro vice-líder na produção de orgânicos no país -, a Samurai Organic Foods reúne hoje o conhecimento e o aporte de investimentos necessários para elevar a sua operação a um novo patamar de mercado, com a aquisição de novas tecnologias de automação, maior capacidade de produção e distribuição, e o desejo de diversificar a produção, popularizando ainda mais o consumo de orgânicos no Brasil. Neste processo, o tofu passa a fazer parte de um mix mais amplo de produtos. “Nosso objetivo é contribuir para mudar a cultura alimentar brasileira, introduzindo alimentos saudáveis, saborosos e acessíveis no dia-a-dia das famílias de classe média”, afirma Roberto Perin, diretor da Samurai Organic Foods, apontando a capilaridade da nova rede de distribuição dos produtos, que atende desde Belém a Rio Branco até Porto Alegre. Hoje, a marca Samurai oferece linhas de tofus, patês, burguers, aperitivos e espetinhos vegetais presentes nas principais redes de supermercados e varejo das regiões Sul e Sudeste (como Pão de Açúcar, Walmart e Zaffari). e que começam a ocupar as gôndolas das principais lojas do Nordeste, num crescimento estimado em 70% em 2009.
Fonte:Portal Fator Brasil
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