COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Seagri impulsiona agricultura orgânica


Para estimular o plantio de frutas, legumes e hortaliças organicamente sadios, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) de Rondônia e a Emater estão desenvolvendo um trabalho de certificação sócio participativa junto aos produtores da agricultura familiar. O objetivo é promover sistemas de produção agrícolas sustentáveis, sob o ponto de vista socioeconômico, ambiental e relevantes para a conservação do solo e da biodiversidade. Plantações de agricultura orgânica Conforme o engenheiro agrônomo Jurandy Batista de Mesquita, o projeto conta com uma parceria entre agricultores, organizações governamentais e não governamentais.
“As preocupações mundiais com a saúde de produtores e consumidores e a proteção ao meio ambiente exigem métodos e técnicas que primem por uma agricultura que reduza riscos nos processos de produção de alimentos” destacou o especialista em agricultura orgânica que acrescenta “daí desponta a agricultura orgânica como forte aliada para resolver esses problemas ambientais, qualidade dos alimentos e sustentabilidade da produção rural”, reforçou o agrônomo. De acordo com Carlos Magno, secretário Estadual de Agricultura, a idéia é construir uma agricultura de base ecológica, sustentável, capaz de garantir a oferta de alimentos em quantidade e qualidade para todos.
“O foco é justamente esse: assegurar a qualidade dos alimentos, através da exclusão de agrotóxicos, fertilizantes químicos e de organismos geneticamente modificados (transgênicos). A partir daí se garante a sustentabilidade do meio ambiente, e se favorece a manutenção da fertilidade natural dos solos pelo incremento da matéria orgânica” disse Magno. O próximo passo agora é fazer o cadastro dos produtores que serão assistidos pelo programa de certificação sócio participativa. Mas, para se tornar um produtor orgânico é necessário que alguns critérios sejam obedecidos. O mais importante deles é estar associado a entidades (associações) que trabalham com agricultura orgânica. O processo de cadastramento deve iniciar na próxima semana.


Fone: Governo de Rondônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07