COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 7 de maio de 2009

BA: Projeto modelo de produção orgânica de leite beneficia agricultores familiares


Avaliar e desenvolver um modelo de produção orgânica de leite para bubalinos e bovinos respeitando os princípios agroecológicos. Este é o objetivo do projeto de pesquisa desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa otimizar a produção leiteira e colaborar com o aumento da renda dos agricultores familiares, sem comprometer a biodiversidade do ecossistema.
Os trabalhos de pesquisa iniciaram, este ano, na Estação Experimental de Aramari, região de Alagoinhas, e participam do projeto os produtores rurais dos territórios Cidadania Litoral Sul e Baixo Sul, para produção orgânica de leite com bubalinos e bovinos. Os agricultores familiares dos territórios Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas, que estão no entorno da Estação Experimental, além de poderem acompanhar as pesquisas na área de produção de leite, serão beneficiados com os trabalhos voltados para a diversificação de culturas e preservação ambiental, que também fazem parte do projeto.
Segundo Antonio Vicente Dias, veterinário da EBDA, o projeto será executado na Estação Experimental e em duas propriedades dos territórios que englobam o Extremo-Sul do Estado, até 2011, e prevê ações de manejo orgânico de solos, controle alternativo de formigas cortadeiras, homeopatia e fitoterapia no manejo sanitário dos animais, preservação de nascentes e cuidados ambientais. O projeto também envolve ações de recuperação de áreas degradadas do solo - com manejo orgânico -, de matas ciliares e nascentes, e dos recursos hídricos. A preocupação com o conforto térmico e o bem-estar animal é outra característica do projeto, bem como com a qualidade do leite, determinada por análises, realizadas pela EBDA, e a integração de outras culturas ao sistema.
"Ao final deste projeto pretendemos contar com uma unidade modelo de produção orgânica, na Estação Experimental de Aramari, onde os agricultores familiares serão treinados vivenciando uma realidade concreta", explicou Antônio Vicente. O modelo de produção orgânica de leite adotado apresenta princípios agroecológicos e bases de sustentabilidade que permitem produzir a partir das técnicas orgânicas de cultivo, sem prejudicar o meio ambiente e os seres humanos. A previsão é que, ao longo dos trinta e seis meses da pesquisa, serão combinadas inovações tecnológicas com as práticas tradicionais dos agricultores, tais como reciclagem e conservação da água e técnicas de adubação verde e compostagem, de proteção das nascentes, de manejo de outros animais domésticos (galinhas, peru e porcos) e conservação de recursos florestais, não madeireiros, como lenha, plantas medicinais e fruteiras.

MAIS INFORMAÇÕES Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola
Av. Dorival Caymmi, 15.649 - Itapuã CEP 41635-150 -
Salvador/BA Telefone: (71) 3116-1800 Fax: (71) 3375-1145

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07