COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Alimentos orgânicos aumentam as defesas do organismo em até 40% em relação ao cultivo convencional


Durante a 2ª edição da Orgânica 2009 - Feira do Complexo Agroindustrial Orgânico e Biotecnologias e Fórum Internacional da Agroindústria Orgânica, discutiu-se o benefício da alimentação orgânica em relação aos convencionais e suas vantagens para a saúde. Para debater o assunto, o painel ”Orgânicos e Saúde: alimentando a imunidade”, reuniu o médico e nutrólogo Mauro Lins, a presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sonia Stertz, e o doutor em agroecologia e agricultura sustentável da Universidade de Londres, Geraldo Deffune.
De acordo com os palestrantes, a busca por alimentação saudável fez surgiu na década de 90 o conceito do alimento livre de insumos químicos e que utiliza apenas fontes de nutrientes naturais durante sua plantação. De lá para cá, o setor de orgânicos movimenta mundialmente R$ 132 bilhões com estimativa de chegar a R$ 176 bilhões em 2010. Esse volume vem aumentando porque os especialistas já comprovaram o prejuízo dos agrotóxicos à saúde, podendo irritar as mucosas intestinais, provocar arritmia cardíaca, causar distúrbios neurológicos e até câncer. “A arritmia cardíaca é um dos sintomas de dores elevadas de inseticidas fosforados, encontrados no morango e na cenoura. Alguns fungicidas, como o clorotalonil, encontrado na alface, no tomate e em outras verduras, podem provocar irritação nas mucosas do intestino e levar à diarréia”, enumera a pesquisadora da UFPR Sonia Stertz.
Além disso, os agrotóxicos estão associados ao aumento de tumores cerebrais e do câncer de mama em mulheres, bem como à diminuição da fertilidade feminina. Em artigo publicado na Revista Panamericana de Saúde Pública, alguns municípios do interior do Paraná registraram queda no número de nascimentos de homens devido à exposição de agrotóxicos. Para reduzir o impacto do uso desses pesticidas à saúde, a cientista aponta que os agrotóxicos sistêmicos não são eliminados em lavagens, nem com hipoclorito, vinagre ou bicarbonato. De acordo com a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), os alimentos com maior índice de agrotóxicos foram o pimentão (64%), seguido do morango (36%), uva (33%) e cenoura (31%). Alimentos orgânicos contribuem para o sistema imunológico No painel que encerrou a Orgânica 2009, os especialistas foram unânimes na defesa das inúmeras vantagens que apresentam os alimentos orgânicos.
Eles relacionam principalmente o benefício dos orgânicos ao sistema imunológico. Em um estudo conduzido pelos Estados Unidos em 2007, foi constatado que os alimentos orgânicos contêm cerca de 40% a mais de antioxidantes do que os cultivados de forma tradicional. “O valor nutricional das frutas, por exemplo, incluiu maior concentração de frutose, de vitamina C e potássio e, o mais importante, isento de pesticidas e herbicidas”, avalia Sonia. Alimentos antioxidantes são aqueles que bloqueiam os efeitos dos radicais livres que, por sua vez, podem danificar células sadias do corpo e acelerar o envelhecimento e o aparecimento de doenças.


Um comentário:

  1. Eu gostaria de saber quais as relações da cenoura com as defesas do organismo.. Poderia me responder?! Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Área Agricultura Orgânica 07