domingo, 31 de maio de 2009
Governo federal vai cadastrar produtores orgânicos em todo o país
sábado, 30 de maio de 2009
Merenda escolar do município de Cuibá deve conter 10% de alimento orgânico
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Orgânicos ainda mais confiáveis
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Mais duas empresas se associam ao projeto Organics Brasil
A Novo Mel está há mais de 20 anos no mercado e desenvolveu uma linha orgânica com todas as certificações internacionais para os mercados americano e europeu. São mais de 15 produtos na linha de potes, saches, bisnaga e vidro, nas variações: Mel silvestre, Mel com acerola, Mel com limão, Mel com guaco e própolis, Mel com agrião e própolis, entre outros.
A Copercana lança a marca SAGRA orgânica de qualidade e com a proposta de tornar o a Nova Aurora referência na produção de cachaça orgânica. A cooperativa utiliza como slogan que sua cachaça é a natural do Paraná, reforçando sua identidade brasileira e valorizando o estado.
O Projeto Organics Brasil, que encerrou 2007 com faturamento negociado de US$ 58 milhões e 64 empresas associadas. Só nos primeiros cinco meses de 2009, a empresa aumentou seu quadro para 74 empresas, participou de quatro feiras internacionais de produtos orgânicos com mais de US$ 36 milhões de negócios de exportação.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Instruções Normativas dos orgânicos serão assinadas nesta quinta-feira
terça-feira, 26 de maio de 2009
Governo incentiva produção e consumo de orgânicos
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Dicas para combater pragas de forma ecológica VII
Dicas: Um bom método natural para espantar as formigas e espalhar sementes de gergelim em torno dos canteiros. Além disso, o gergelim colocado sobre o formigueiro, intoxica o tal fungo e ajuda a eliminar o “ninho” das formigas; Em ataques maciços, recomenda-se o uso de iscas formicidas, à venda em casas especializadas em produtos para jardinagem. As formigas carregam a isca fatal para o formigueiro.
Plantas repelentes
Algumas plantas ajudam a manter as pragas afastadas dos canteiros. Alguns exemplos:Tagetes ou cravo-de-defunto (Tagetes sp.), hortelã (Mentha), calêndula (Calendula officinalis), arruda (Ruta graveolens).
Fonte:http://www.jardimdeflores.com.br
domingo, 24 de maio de 2009
Doença de Parkison e Pesticidas
sábado, 23 de maio de 2009
Ator Marcos Palmeira fará palestra sobre orgânicos
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Dicas para combater pragas de forma ecológica VI
Nematóides: São “parentes” das lombrigas e atacam pelo solo. As plantas afetadas apresentam raízes grossas e cheias de fendas. Num ataque intenso, provocam a morte do sistema radicular e, conseqüentemente, da planta. Algumas plantas dão sinais em sua parte aérea, mostrando sintomas do ataque de nematóides: as dálias, por exemplo, podem apresentar áreas mortas, de coloração marrom, nas folhas mais velhas.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Agricultores substituem pesticidas por corujas em Israel
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Seagri impulsiona agricultura orgânica
terça-feira, 19 de maio de 2009
Dicas para combater pragas de forma ecológica V
Costuma atacar mais as plantas envasadas do que as que estão em canteiros;
-Uma boa dica é borrifar a planta com água, regularmente, já que este inseto não gosta de umidade. Casos mais severos exigem que as partes bem atacadas sejam retiradas;
-A Calda de Fumo ajuda a controlar o ataque.
Percevejos: São mais conhecidos como “marias-fedidas”, pois exalam um odor desagradável quando se sentem ameaçados. Seu ataque costuma provocar a queda de flores, folhas e frutos, prejudicando novas brotações.
Dicas:
-Vespas são suas predadoras naturais;
-Devem ser removidos manualmente, um a um; Se o controle manual não surtir efeito, a Calda de Fumo pode funcionar como um repelente natural.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Produtor inova com cultura da goiaba orgânica
domingo, 17 de maio de 2009
Dicas para combater pragas de forma ecológica IV
sábado, 16 de maio de 2009
Vinícola Garibaldi projeta crescimento de 20% na região nordeste do país
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Mercado de produtos orgânicos se prepara para seu principal evento
Aberta ao público e com entrada gratuita, a Bio Brazil Fair foi desenvolvida com o intuito de disseminar o conceito de alimentação orgânica junto ao consumidor. O evento, que possibilita a compra direta do produtor, é voltado para atacadistas, distribuidores, exportadores e importadores, fabricantes, lojistas, hotéis e restaurantes, supermercados, processadores, produtores e profissionais de saúde.
Neste ano, participam do evento 150 expositores, que reúnem produtos que vão dos processados aos in natura, como achocolatados, molhos de tomate, geléias, café solúvel, leite em caixinha, iogurtes, chás em saquinhos, cereais matinais e grãos. Ao chegar ao evento, o visitante se depara com uma variedade tão grande de produtos, que até mesmo cosméticos e roupas confeccionadas a partir de tecido orgânico encontra. Não por acaso, a gerente de negócios da Francal Feiras, Lúcia Cristina de Buone defende: “Visitar um evento como a Bio Brazil Fair é deparar-se com uma verdadeira vitrine do setor e de todo seu potencial, porque aqui você encontra não só uma variedade impressionante de produtos, como também tem a chance de constatar, muitas vezes em primeira mão, todas as novidades que surgem nesse mercado ano a ano.”
Ao encontro do alto grau de desenvolvimento de um setor que evolui ao compasso da conscientização do consumidor sobre os produtos orgânicos e seus benefícios, a gerente de negócios da Francal Feiras chama atenção para o papel da Bio Brazil Fair no contexto do próprio mercado de orgânicos: “Tão importante quanto a geração de negócios é o papel que a feira têm na difusão e democratização do conceito de alimentação orgânica. Nesse sentido, o evento cumpre o papel fundamental de divulgar e promover o orgânico. ”
Paralelamente à Bio Brazil Fair acontece a Natural Tech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, um evento especialmente desenvolvido para lançar e promover lançamentos em alimentos funcionais, probióticos, macrobióticos, integrais, diet e light, suplementos e fitoterápicos, cosméticos naturais e terapias complementares.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Dicas para combater pragas de forma ecológica III
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Lei do Paraná estimula recolhimento de agrotóxicos proibidos no país
terça-feira, 12 de maio de 2009
IMA incentiva produção de orgânicos durante Expedição pelo Velhas 2009
Além dessas atividades, um técnico do Núcleo de Meio Ambiente acompanhará, por terra, toda a Expedição e ao longo do trajeto e fará a divulgação dos programas desenvolvidos pelo órgão. Tendo como missão exercer em Minas Gerais, a defesa sanitária animal e vegetal, o Instituto assegura a oferta de produtos de qualidade, contribuindo para a preservação da saúde pública e a conservação do meio ambiente.“Participar de um evento de tamanha importância para o Estado é um dever do IMA e poder contribuir na formação de crianças e buscar promover uma nova conduta por parte dos produtores rurais é um desafio que vale a pena quando se fala da preservação do Rio das Velhas”, afirma o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto.A região da Bacia do Rio das Velhas abrange três das vinte Coordenadorias Regionais do IMA: Belo Horizonte, Curvelo e Guanhães. No total elas possuem 14 Escritórios Seccionais que atendem 63 municípios.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Dicas para combater pragas de forma ecológica II
2 litros de água
domingo, 10 de maio de 2009
A contaminação dos solos por herbicidas e pesticidas
sábado, 9 de maio de 2009
Dicas para combater pragas de forma ecológica I
Pulgões:
Podem ser pretos, marrons, cinzas e até verdes. Alojam-se nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Em grande quantidade podem debilitar demais a planta e até transmitir doenças perigosas. Os pulgões costumam atacar, principalmente, as plantas de hastes e folhas macias. Podem aparecer em qualquer época do ano, mas os períodos mais propícios são a primavera, o verão e o início do outono. Precisam ser controlados logo que notados, pois multiplicam-se com rapidez.
Ingredientes:10 cm de fumo de rolo50 g de sabão de coco ou neutro1 litro de água
Modo de fazer:Pique o fumo e o sabão em pedaços, junte a água e misture bem. Deixe curtir por cerca de 24 horas. Coe e pulverize as plantas atacadas.
Macerado de urtiga:
Ingredientes:11 litros de água100 g de folhas frescas de urtiga (use luvas para manusear a planta, pois ela causa irritações na pele).
Modo de fazer:Misture as folhas de urtiga em um litro de água. Deixe a infusão agir por 3 dias, mantendo-a em um local seco e à meia-sombra. Coe e dilua o extrato em 10 litros de água. Este preparado pode ser armazenado por alguns dias (em local seco e arejado) para pulverizações preventivas nas plantas a cada 15 dias.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Como fazer uma horta orgânica em casa
quinta-feira, 7 de maio de 2009
BA: Projeto modelo de produção orgânica de leite beneficia agricultores familiares
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Alimentos orgânicos aumentam as defesas do organismo em até 40% em relação ao cultivo convencional
terça-feira, 5 de maio de 2009
Abrange promoverá iniciativas focadas no aumento do consumo e na melhoria da qualidade dos produtos não-transgênicos
Como estratégia de ação, a Abrange promoverá iniciativas focadas no aumento do consumo e na melhoria da qualidade dos produtos não-transgênicos; destacar seus atributos sustentáveis do ponto de vista produtivo, ambiental e social e informar o mercado consumidor da regularidade e consistência da oferta de soja e derivados não-geneticamente modificados no Brasil.“A partir de agora, não somos uma ou outra empresa, somos uma voz única para falar para o mercado que existe volume suficiente [de grãos] para atendê-lo”, explica Ricardo Souza, secretário-executivo Abrange. As empresas que formaram a associação têm as mesmas dificuldades no processo de segregação entre os grãos transgênicos e convencionais. Por isso,pretendem trocar informações sobre os melhores métodos de separação desde o plantio até a entrega do produto no destino final.A Europa, assim como a Austrália, a Coréia e o Japão são mercados abertos aos grãos brasileiros que não foram modificados geneticamente. “A associação ajudará também a valorizar o produto”, diz Ricardo Souza.“Com a constituição da entidade, o Brasil firma-se como o maior produtor certificado de grãos e derivados não geneticamente modificados”, diz o presidente da nova associação, César Borges de Sousa.“Abrange também está articulando a criação de um banco de dados de referência para atender demandas de clientes nacionais e internacionais, além de investir na certificação dos diversos elos da cadeia produtiva”, informa o secretário-executivo da entidade, Ricardo Tatesuzi de Sousa.