COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 29 de março de 2011

Novo método de análise distingue ovo orgânico do normal

A fraude do ovo de produção normal comercializado como se fosse um produto orgânico – recentemente detectada em grande escala no mercado britânico – pode estar chegando ao fim. Com a utilização de técnicas analíticas que avaliam o teor de caroteno do ovo, pesquisadores do RIKILT (ou Instituto de Segurança Alimentar da Universidade de Wageningen, na Holanda) desenvolveram um método que – segundo anunciam – permite diferenciar o ovo normal daquele produzido dentro dos preceitos da produção orgânica.
O método desenvolvido simplesmente efetua a leitura das “impressões digitais” dos componentes da gema. Uma vez identificadas as “impressões” de um ovo caracterizado como orgânico, os resultados obtidos são colocados em um banco de dados onde é feita a comparação com dados relativos a ovos de produção normal. Isso permite identificar se os componentes do produto analisado estão mais próximos de um ovo orgânico ou de um ovo comum.

O método, claro, pode ser aplicado a uma ampla gama de alimentos, bastando tomar como referência um componente específico que, assim, se torna a “impressão digital-chave” do produto. No caso do ovo adotou-se como referência os carotenóides da gema após constatar-se que eles apresentam número de variações suficiente para fazer clara e indiscutível distinção entre o produto orgânico e o não-orgânico.
A consistência e a credibilidade dos resultados obtidos vêm sendo confirmadas em campo.
No momento, o banco de dados dos pesquisadores de RIKILT contém informações provenientes de 75 produtores de ovos orgânicos – mais da metade dos produtores de ovos orgânicos da Holanda – e de [perto de] 75 produtores de outros tipos de ovos – de gaiola, de cama e de criações “free-range”.
Clique aqui para obter (em inglês) mais detalhes sobre o método desenvolvido no RIKILT e que tende a se disseminar mundialmente. E não só para os ovos.



Fonte:http://avisite.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07