COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

domingo, 20 de março de 2011

Mercado mundial de alimentos orgânicos - Análise de Tendências

O mercado mundial de alimentos orgânicos está se recuperando da crise financeira global com as receitas sendo projetados para atingir mais de US $ 60 bilhões até o final de 2011. O mercado foi afetado negativamente durante a recessão que registrou taxa de crescimento ligeiramente superior a 4,5 por cento em 2009 em comparação ao crescimento de dois dígitos no ano anterior. Durante 2009, o mercado europeu foi o mais afetado com os varejistas de alimentos minimizando a sua gama de alimentos orgânicos, citando a baixa dos gastos dos consumidores como a principal razão. Entre outras regiões, o mercado norte-americano teve um bom desempenho e é atualmente responsável por cerca de 50% do valor do mercado mundial de alimentos orgânicos, enquanto a tendência de consumir produtos orgânicos começou a pouco nos mercados asiáticos e latino-americanos. Globalmente, a indústria parece ser atraente do ponto de vista de investimento e novas oportunidades estão surgindo nos países emergentes.

- Dentre todos os segmentos, as frutas e legumes orgânicos têm registrado o crescimento mais significativo da procura nos mercados desenvolvidos. Apoiado por fatores como a melhoria da renda per capita e os gastos com alimentos saudáveis, em 2009,os alimentos orgânicos e vegetais registraram um crescimento de mais de 11 por cento que é mais que o dobro do crescimento da indústria em geral.

-Varejistas do mercado de massa (supermercados, lojas especializadas / armazém e hipermercados) melhoram constantemente a sua quota de mercado devido à expansão de suas redes em todo o mundo. Globalmente varejistas convencionais contribuíram com mais de 50 por cento das vendas globais em 2010. A demanda por alimentos orgânicos é crescente em lojas de alimentos convencionais devido ao desenvolvimento de marcas próprias e de interesse crescente de grandes varejistas, como Wal-Mart, Tesco, Safeway entre outras.

-A nível mundial os países que têm o maior número de produtores de alimentos orgânicos são a Índia, Uganda e o México. Além disso, mais de um terço dos produtores orgânicos estão na África. Isso indica que há perspectivas animadoras para os exportadores desses países em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07