COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tecnologias para agricultura orgânica desenvolvidas pela Embrapa serão apresentadas ao Presidente do INCRA


Com o objetivo de demonstrar as tecnologias desenvolvidas e adaptadas na Fazendinha Agroecológica Km 47 (Seropédica/RJ), a Embrapa Agrobiologia realizou nesta Quarta-feira (01/07), às 10 horas da manhã, o Dia de Campo "Fazendinha Agroecológica km 47: possibilidades tecnológicas para projetos de assentamentos de reforma agrária". O Dia de Campo tem como convidados o Presidente do INCRA Rolf Hachbart, o Superintendente Regional do órgão Mário Lúcio Machado Melo Jr e técnicos da equipe do Incra/RJ.
O Superintendente Regional do INCRA/RJ, Mário Lúcio Machado Melo Jr, que conhece desde o início os trabalhos com agricultura orgânica conduzidos na Fazendinha, acredita que o modelo de integração de sistemas de produção agroecológica conduzido pelos pesquisadores naquele espaço são adequados aos assentamentos de reforma agrária no Brasil e aos demais públicos da agricultura familiar. Para Mario Lúcio, a visita do Presidente do INCRA a Fazendinha pode ser o início de uma parceria entre as duas instituições.

Fazendinha Agroecológica KM 47

O Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA) , conhecido como Fazendinha Agroecológica Km 47, foi implantado em 1993 através de parceria entre a Embrapa Agrobiologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Pesagro–Rio. Numa área de 60 hectares, na Baixada Fluminense, são realizadas pesquisas de campo em agroecologia, dentro de um sistema multidiversificado, sem o uso de agroquímicos sintéticos, enfatizando a integração lavoura-pecuária.
No local, são cultivadas mais de 50 espécies de plantas, incluindo frutíferas variadas, hortaliças, cereais e forrageiros. Compondo a paisagem, encontram-se fragmentos preservados da Mata Atlântica, além de um horto botânico com inúmeras espécies introduzidas.A Fazendinha oferece treinamento e capacitação para estudantes de todos os níveis, profissionais das Ciências Agrárias e agricultores. O local é uma espécie de laboratório vivo, que recebe por ano cerca de mil visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07