COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Como construir um biodigestor com tambor de plástico


MATERIAIS : Tambor plástico de 200 litros com tampa rosqueada
Esterco fresco de bovinos
Água sem cloro
Balde de plástico ou lata
Pedaço de mangueira ou cano PVC

COMO FAZER : Fazer um furo na tampa do tambor e encaixar o pedaço de mangueira ou cano de PVC de modo que não fique com vazamentos.
- Abastecer o tambor com esterco fresco diluído em água, na proporção de 1 parte de água, para 1 parte de esterco , deixando uma folga no volume do tambor de 10 a 20 % .
- Colocar a tampa no tambor , de modo que a extremidade da mangueira ou cano não fique mergulhada na mistura de esterco e água. A outra extremidade da mangueira deve ser mergulhada em um balde ou lata com água. Durante o processo de fermentação a água do balde ficará borbulhando com a saída do biogás, quando parar é porque já houve toda fermentação da mistura e o biofertilizante está pronto . O processo de fermentação dura em torno de 30 dias . Depois de pronto, o biofertilizante deve ser usado antes de completar 30 dias, pois com o tempo ele diminui sua eficiência fitossanitária .

COMO USAR : O biofertilizante pode ser usado de várias maneiras, porém o método mais eficiente é em pulverizações foliares, que promovem um efeito mais rápido. Neste caso ele deve ser coado antes do uso e diluído em água na proporção de 1 parte de biofertilizante para 20 partes de água e pulverizado nas plantas de modo que cubra folhas e ramos , ao ponto de haver escorrimento .
-Pode ser usado também no tratamento de sementes, as quais são mergulhadas no biofertilizante puro por 1 a 10 minutos, secas à sombra por 2 horas e plantadas em seguida.
-Tratamento de estacas ,toletes , bulbos e tubérculos, mergulhá-los por 1 a 10 minutos no biofertilizante puro, deixar secar à sombra por duas horas e plantar de imediato. Este tratamento aumenta o enraizamento das estacas .
-Na produção de mudas deve ser usado na rega de canteiros ou dos sacos de mudas, e quando aplicado puro tem um excelente efeito bacteriostático.
-A parte sólida, resultante da coagem , pode ser usada diretamente nas covas de plantio ou sobre a compostagem .Em hortaliças , as pulverizações devem ser semanais e em fruteiras as pulverizações devem ser mensais.


9 comentários:

  1. Gostaria de saber se é possível utilizar bagaço de malte no lugar do esterco, o gás seria produzido também? Se puder me ajudar, preciso dessa informação para um projeto de feira de ciencias, meu email é adrianahaasferreira@ hotmail.com , aguardo resposta

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde

    Quero saber se posso usar apenas alimentos para o biodigestor..Se não for possivel gostaria de saber qual outra fonte de nitrogenio sem ser o esterco..preciso urgente pois tenho que montar um biodigestor para a escola..Quem poder me ajudar meu email é frank_cava@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. esse gás que escapa não é melhor usar em queimado para ser aproveitado.
    Delano-18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Estou interessado em um conhecimento mais profundo sobre os biodigestores caseiros para uso do biogás e do biofertilizante para apresentar e ensinar como fazer em uma comunidade que se situa à beira de uma represa - área de manancial - com o intuíto de incentivá-los a usar esse recurso barato visando assim que detritos que podem está indo parar na represa fossem aproveitados evitando a poluição da mesma.
    adelson_pinto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. depois que o biodigestor estiver pronto é só esperar e o processo de fermentação acontecerá sozinho?

    ResponderExcluir
  6. bom dia gostaria de saber como é possivel utizar o biogaz para cozinhar e tbm se no lugar de esterco pode-se usar restos de comida, cascas de frutas por exemplo. Agradeço
    julliares@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber se pode ser outra coisa sem ser esterco,quero muito fazer um em meu sitio,desde ja agradeço,
      luciasol1922@gmail.com

      Excluir
  7. Decio, muito bem esclarecido e de forma simples e objetiva!
    Você poderia me ajudar em como faço para canalisar o gás gerado do biodigestor para fogão?

    ResponderExcluir
  8. Isso do bio gás para o fogão não deve ser fácil, amenos que o tambor consiga pressão suficiente Para injectar o gás num recipiente com válvula, porém todo o sistema (tambor, ligações, tinha de ser reforçado para aguentar a pressão. Caso a ideia não seja acumular gás para armazenar, poder reforçado o sistema apenas para aguentar uma pressão mínima, e utilizar um depósito idêntico ao usado para extrair o hidrogênio da água, usados para inserir na admiçao dos motores (pesquisar HHO no YouTube) e ligar a mangueira de escape de gases directamente no fogão, com o cuidado de retirar a mangueira logo após o uso. Boas pesquisas.

    ResponderExcluir

Área Agricultura Orgânica 07