COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

domingo, 6 de dezembro de 2009

Peruanos conhecem o café orgânico do oeste do Paraná


Integrantes da Associação de Produtores Orgânicos do Médio Oeste do Paraná (Apomop) receberam no final de novembro a visita de uma delegação internacional. Produtores de café do Peru desembarcaram na região para conhecer a experiência da Apomop no cultivo do café orgânico.
Os produtores peruanos conheceram a estrutura e organização da associação e ainda visitaram duas propriedades nos municípios de Iracema do Oeste e Jesuítas. A visita da missão técnica contou com o apoio do Sebrae/PR e da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec).
Na avaliação do consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Edson Braga da Silva, a missão técnica peruana representa um ganho significativo aos produtores de café da região. "É um importante intercâmbio, que proporciona a troca de experiências, tanto para as coisas que estão dando certo como para aquelas que ainda não estão dando tão certo", diz Edson Braga da Silva.
O consultor do Sebrae/PR destaca também a importância da região receber produtores de outros países. "Isso mostra ao agricultor de pequena propriedade da região que produtores de muitos lugares estão vindo aqui para conhecer a experiência deles em plantar café orgânico e que a preocupação com o meio-ambiente, com a saúde e com a sustentabilidade estão sendo reconhecidas", observa Edson Braga da Silva. A região já recebeu missões técnicas de produtores do Canadá e Itália.
Cultivado sem agrotóxicos pelos produtores da associação, o café orgânico é certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD), de São Paulo. Ao todo, 27 produtores de café são associados à Apomop e estão distribuídos em seis municípios da região. Cerca de 20% dos 60 mil quilos produzidos são industrializados e comercializados com a marca Organivida. O restante da produção é comercializado in natura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07