quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Nova Zelândia: Uso da terra em fazendas orgânicas é 'muito alto'


Os agricultores orgânicos terão de reduzir seu uso da terra para que possam conquistar o mercado de massa, diz um perito suíço.O diretor do maior centro de investigação da Europa para a agricultura biológica, o Dr. Urs Niggli, disse que as avaliações do ciclo de vida tinham mostrado que a agricultura orgânica tem vantagem sobre a agricultura convencional, quando a mesma quantidade de alimento seja produzida com menos energia, água e gases do efeito de estufa.
A desvantagem é que a agricultura orgânica usa mais terras - algo que pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Agricultura Orgânica, na Suíça, onde ele trabalha estão observando.O Dr Niggli afirmou que o desafio é descobrir como conseguir mais produtos orgânicos de cada hectare de terra sem perder as vantagens ambientais."A questão de como intensificar os sistemas agrícolas, sem perder as suas vantagens ambientais e ecológicas é crucial".
Dr Niggli, que estava na Nova Zelândia para falar com os agricultores no Organics Aotearoa, na Universidade de Waikato mês passado, disse que os métodos orgânicos poderiam beneficiar a Nova Zelândia, porque uma grande proporção das emissões nacionais de gases de efeito estufa vem da agricultura. Cerca de metade das emissões totais da Nova Zelândia em limites internacionais são provenientes da agricultura.
Dr Niggli afirmou ainda que os estudos que datam dos anos 1970 sugere que havia potencial para reduzir as emissões utilizando cultivo reduzido e outros métodos de agricultura orgânica. Ensaios nos Estados Unidos, Suíça e Alemanha que utilizam métodos orgânicos em comparação com os métodos convencionais de produção descobriram que, durante duas ou três décadas, a agricultura orgânica pode armazenar a cada ano até 590 kg de carbono no solo para cada hectare de terra utilizado, disse ele. Os testes orgânicos utilizaram técnicas como o uso de esterco composto como adubo, rotação de culturas com grande proporção de leguminosas - uma das principais fontes de gases com efeito de estufa na Nova Zelândia e nitrogênio."Com a reciclagem de chorume, você definitivamente traz a matéria orgânica ao solo novamente," disse o Dr. Niggli.O centro de investigação suíço está trabalhando na cura de outras doenças comuns que enfrentam os agricultores.
Dr Niggli afirmou também que os cientistas e médicos veterinários também estão à procura de maneiras de tratar a mastite - uma das principais razões para a baixa produtividade nas fazendas de leite orgânico, que não estão supostamente tratando os animais com antibióticos.
Um estudo de 120 agricultores encontrou meios que poderiam diminuir o tratamento químico nas vacas para quase nada, sem perder a produtividade ou a qualidade do leite, mantendo as vacas saudáveis, com melhor conversão alimentar, melhor habitação, melhor ordenha técnicas e mais completa assessoria veterinária.
Fonte:http://www.nzherald.co.nz
Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07