Os produtos químicos PFAS têm sido usados há décadas para criar resistência a manchas, resistência à água e à prova de gordura em produtos aos quais são adicionados. Se você já ouviu falar de revestimentos como "Teflon" em utensílios de cozinha, tecidos feitos de "Gore-Tex" ou tratamentos em carpetes como STAINMASTER®, você já ouviu falar sobre os produtos químicos PFAS. Aqui está mais do que você pode não estar ciente:
·Têxteis e Tecidos: Os produtos químicos PFAS são comumente encontrados em categorias de produtos como têxteis e tecidos para criar resistência a manchas, resistência à água ou "absorção de suor".
·Embalagem de alimentos: Em embalagens de alimentos, eles são usados em sacos de pipoca, caixas de pizza, embalagens e latas de fast food e no prato raso no fundo de bolos no supermercado .
·Produtos de Cuidados Pessoais: A indústria da beleza tem sido notoriamente culpada de usar PFAS para criar um efeito à prova d'água ou duradouro em produtos de maquiagem.
·Papel higiênico: pesquisas mostraram indícios de PFAS em 24% do papel higiênico analisados.
·Utensílios de cozinha: A maioria dos utensílios de cozinha “antiaderentes” é revestida com produtos químicos PFAS, incluindo alguns utensílios de cozinha de aço inoxidável e pequenos eletrodomésticos de cozinha , como air fryers.
·Carpetes e pisos: PFAS também tem sido usado em carpetes e pisos. Você se lembra do carpete StainMaster™? Era PFAS. No entanto, nem todos os carpetes apresentam indícios de PFAS.
·Espuma de Combate a Incêndio: PFAS foi usado em espumas de combate a incêndio e, infelizmente, elas têm sido amplamente utilizadas em bases militares, aeroportos e estações de treinamento de incêndio. Se você mora perto de uma base militar, aeroporto ou estação de treinamento de incêndio, verifique com sua empresa de água local para ver se eles testaram a água para PFAS.
·Revestimento de metais, semicondutores, lubrificações e aditivos de revestimento: Muitas aplicações industriais de PFAS são usadas para evitar que equipamentos enferrujem, superaqueçam ou para fornecer qualidades de resistência à água ou à graxa.
·Água Potável: Infelizmente, há muitos lugares em todo o mundo onde a água potável está contaminada com PFAS. A maioria dessas áreas são bases militares, aeroportos e outros parques industriais que usaram PFAS para combate a incêndios ou outros usos semelhantes.
·Cera para carros, cera para esqui e cera para pranchas de surfe: sim, você adivinhou. PFAS é usado aqui por suas qualidades de resistência à graxa e à água.
·Alguns alimentos processados: pesquisas encontraram indícios de PFAS em molhos para massas e tomate, manteigas de nozes, óleos de cozinha, cremes em pó não lácteos e ketchup.
·Produtos para Bebês e Crianças: análises em algumas fraldas descartáveis e fraldas de pano, carrinhos de bebê e mochilas infantis, apresentaram indicações de PFAS.
·Produtos de limpeza: foram encontradas ainda indícios de PFAS em sabão em pó.
Fonte: https://www.mamavation.com/
MEUS LIVROS
Nenhum comentário:
Postar um comentário