sábado, 16 de julho de 2011

Horta da prefeitura de Rio Claro terá certificação oficial de orgânicos

A prefeitura de Rio Claro poderá ser a primeira do Brasil a ter uma Horta Municipal, pública, com certificação oficial de orgânicos. Nesta sexta-feira, 15, a horta foi visitada pela inspetora Jennifer Manesco, da Ecocert,instituição credenciada pelo Ministério da Agricultura para avaliar e certificar projetos dedicados à produção de orgânicos, hoje muito valorizados no mercado dentro da perspectiva da Segurança Alimentar. Acompanhada pelo diretor de Silvicultura da Secretaria de Agricultura do município, Marcos Ary, a técnica da Ecocert ficou satisfeita com o programa desenvolvido em Rio Claro e listou algumas providências que ainda devem ser tomadas para consolidar o acesso à certificação pretendida.
Segundo Marcos, que também é responsável pela projeto Vitrine de Produção Agroecológica, para atender às exigências será necessário providenciar uma barreira de vento no terreno ocupado pela Horta Municipal, além de aumentar a capacitação dos funcionários para a lida com os orgânicos e adotar um sistema de gestão de produção. O cumprimento das três exigências, contudo, não deverá ser dificultado.
A Secretaria de Agricultura entende que os três requisitos restantes podem ser cumpridos em prazo de dois a três meses. A certificação vale para o mercado interno e garante que o consumidor final tenha na mesa produtos isentos de agrotóxicos. Por se tratar de uma horta pública, os benefícios vão para as entidades atendidas pela prefeitura com a produção de folhas, frutas e legumes. “Hoje, nossa produção já é totalmente orgânica”, explica o secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca. “Isso nos credencia a obter a certificação em pouco tempo”, acrescenta.


Fonte: http://www.canalrioclaro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07