Durante o "Strategieforum" em Gleisdorf (Alemanha), ocorreram palestras de especialistas orgânicos, voltados para a situação do mercado europeu dos morangos orgânicos, ameaçados pela concorrência chinesa.
No ano passado, grandes volumes de morangos orgânicos chineses foram exportados para a Europa. E este ano a quantidade deve aumentar. Atualmente, o produto chinês é 50 vezes mais barato do que na Europa. Por conseguinte, a venda de morangos orgânicos europeus está em perigo.
De acordo com os participantes do Fórum, os produtores orgânicos devem se limitar a sua esfera de ação apenas no cultivo dos produtos, devolvendo a gestão de venda as empresas especializadas que podem oferecer, tanto na União Européia como nos outros países os produtos aos mesmos clientes. Desta forma, os morangos da U.E será vendido com a margem de lucro melhor possível, mesmo no longo prazo.
Para a maioria dos consumidores, o preço é o aspecto mais importante quando se compra. Os consumidores muitas vezes usam o preço como justificativa para não comprar produtos orgânicos. Mas os aspectos emocionais relacionados a um produto pode facilmente adicionar valor, por exemplo, quando a ênfase é colocada sobre a região de produção. Enquanto os produtos orgânicos no mercado europeu são cultivados fora da Europa, os produtores vão continuar a lutar com a concorrência global.
No ano passado, grandes volumes de morangos orgânicos chineses foram exportados para a Europa. E este ano a quantidade deve aumentar. Atualmente, o produto chinês é 50 vezes mais barato do que na Europa. Por conseguinte, a venda de morangos orgânicos europeus está em perigo.
De acordo com os participantes do Fórum, os produtores orgânicos devem se limitar a sua esfera de ação apenas no cultivo dos produtos, devolvendo a gestão de venda as empresas especializadas que podem oferecer, tanto na União Européia como nos outros países os produtos aos mesmos clientes. Desta forma, os morangos da U.E será vendido com a margem de lucro melhor possível, mesmo no longo prazo.
Para a maioria dos consumidores, o preço é o aspecto mais importante quando se compra. Os consumidores muitas vezes usam o preço como justificativa para não comprar produtos orgânicos. Mas os aspectos emocionais relacionados a um produto pode facilmente adicionar valor, por exemplo, quando a ênfase é colocada sobre a região de produção. Enquanto os produtos orgânicos no mercado europeu são cultivados fora da Europa, os produtores vão continuar a lutar com a concorrência global.
Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico
Nenhum comentário:
Postar um comentário