COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ministério certifica novos produtores de orgânicos no Rio Grande do Norte

A Feira Agroecológica de Mossoró, projeto desenvolvido por uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a prefeitura local, vai vender produtos de mais 11 pequenos agricultores. Eles receberão a certificação em Produção Orgânica, como Organismo de Controle Social – Venda Direta, concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A entrega dos certificados, acontecerá neste sábado (17), às 8h, no Largo do Museu Lauro da Escócia. Com a certificação, a Feira Agroecológica de Mossoró contará com 38 integrantes.
Além de aumentar a oferta de produtos agroecológicos, livres de insumos químicos, a concessão dos certificados proporciona renda aos produtores rurais, que passam a cultivar também para vender, além do que já plantam para subsistência. Todos os produtores que integram a feira receberam as terras por meio de projetos de reforma agrária. Durante a cerimônia de certificação, serão contemplados produtores de Mulunguzinho, Serra Mossoró, Lagoa de Xavier, Recanto da Esperança, Boa Fé, Paulo Freire, e Favela. Os documentos atestam a procedência dos produtos comercializados, que seguem o padrão de produção e qualidade exigido pelo Ministério da Agricultura.
“A certificação em produção orgânica dá direito aos produtores de venderem direto ao consumidor. São produtos diferenciados, que trazem uma série de benefícios ao consumidor. Não têm agrotóxicos. Isso agrega valor e melhora a renda dos produtores”, explica o consultor do Sebrae no Rio Grande do Norte, Roberto Brígido. A Feira Agroecológica de Mossoró funciona todos os sábados, desde 2007. Entre os produtos comercializados atualmente estão frutas típicas da região, hortifrutigranjeiros, além de mel, castanha, e doces. O Projeto de Feiras Agroecológicas do Sebrae no Rio Grande do Norte atende também os municípios de Natal, Macaíba, Ceará-Mirim e São José do Mipibu.


Fonte: http://revistapegn.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07