COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mercado de orgânicos cresce e se diversifica no país

Embora o Brasil seja o mercado de fertilizantes que mais cresce no mundo, o cenário dos orgânicos está mudando para melhor. Com a modernização industrial e investimentos em tecnologia e pesquisa, o mercado orgânico oferece cada vez mais opções além das tradicionais hortaliças e leguminosas. Atualmente, é possível encontrar nas prateleiras uma crescente variedade de produtos como bolachas, sucos, pães, carnes e cosméticos.
De acordo com a Associação Brasileira de Orgânicos (Brasilbio), há cinco anos, os preços dos orgânicos eram, em média, 70% superiores aos convencionais. Hoje, o valor é 30% maior. “O mercado está com um crescimento anual que varia entre 20% e 30%, o que é bastante promissor”, conta Sandra Caires Sabóia, gerente comercial de alimentos orgânicos de uma rede de supermercados.
Para uma parcela da população, a falta de informações e os preços ainda elevados em relação aos produtos convencionais são empecilhos para aumentar o consumo de orgânicos. Além disso, produtores da área dizem que há falta de apoio e incentivos por parte do governo e da legislação vigente, que não estimula o crescimento da produção brasileira de orgânicos.
Mas no exterior, principalmente na Europa, o cenário é diferente. “Diferentemente do que acontece por aqui, os governos europeus incentivam os produtores a trabalhar com orgânicos”, afirma Sandra. “A produção brasileira ainda é muito pequena, e é muito caro abrir o negócio. O governo precisa investir mais nos produtores rurais, por meio de uma legislação favorável e medidas de incentivo que impulsionem a nossa produção.”


Fonte: http://eptv.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07