O Canadá e a União Européia chegaram a um acordo sobre a equivalência de produtos orgânicos, em um movimento que deverá impulsionar substancialmente o comércio de alimentos orgânicos entre os dois mercados.
O Canadá introduziu o seu logo de produto orgânico há apenas dois anos, obrigando a certificação orgânica em diferentes províncias do país. Seu regulamento de produtos orgânicos agora exige que todos os produtos canadenses sejam aprovados por um organismo de certificação acreditado pela Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA).
As decisões do Canadá e da UE em matéria de equivalência orgânica seguem a discussão entre a Comissão Européia e a CFIA, com revisões das respectivas regras dos mercados orgânicos, e as medidas de controle nas duas regiões.
"A revisão de todas as outras regras para a produção orgânica e sistemas de controle levaram à conclusão de que, na UE e Canadá as regras de produção e controles de produtos agrícolas orgânicos são equivalentes às previstas na legislação,” afirmou a Comissão Européia em um comunicado na sexta-feira passada. Os respectivos logotipos orgânicos são atualmente autorizados para uso em ambos os mercados.
Fonte: http://communities.canada.com
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