sábado, 12 de fevereiro de 2011

Produtos orgânicos ganham espaço na amazônia

Em Cacoal, os produtos orgânicos podem ser encontrados nas prateleiras de alguns grandes supermercados e agora também tem espaço no Feirão do Produtor, onde são vendidos todas as quintas-feiras. Ali oito agricultores de Cacoal que aderiram ao sistema orgânico de produção – sem utilização de agrotóxicos – e com adubos naturais como a compostagem e o húmus, vendem hortaliças, legumes e frutas produzidos de forma saudável, sem os nocivos herbicidas e pesticidas, que podem prejudicar a saúde de quem consome os alimentos.O agricultor Antônio Damião produz neste sistema há quatro anos.
Na propriedade da família na linha União, a 21 km de Cacoal, ele e outros familiares tem alface, almeirão, tomate, cebolinha, rúcula, couve, salsinha, abóbora, milho, banana, limão e doces naturais. O destaque fica por conta do tomate orgânico, cuja colheita foi encerrada em dezembro passado, com recorde de produção. Segundo Antônio as vendas na feira incrementaram o orçamento da família, que também costuma vender os produtos nas casas dos clientes, “O pessoal compra até na linha, a gente não tá no supermercado ainda”, disse. Segundo ele, apesar de ter mais trabalho com a horta ‘ecologicamente correta’, o esforço vale a pena, além disso, o custo é menor.
“Sai muito mais em conta só que dá mais trabalho e o pessoal quer mais é jogar o veneno lá que é rápido”, disse.Até o repelente usado para espantar os insetos é natural, feito na própria horta. Por enquanto os produtores não têm muito lucro, porque o produto orgânico é vendido na feira pelo mesmo preço daqueles em que são utilizados agrotóxicos, já que os agricultores ainda não têm o selo verde, que atesta a qualidade do produto, mesmo assim eles têm buscado informações para conseguirem a certificação, e desta forma agregar valor aos alimentos.



Fonte: http://www.diariodaamazonia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07