quarta-feira, 27 de julho de 2011

Produzindo ovos orgânicos

A Uniquímica lança ao mercado o Unimix de Postura Orgânico. Esta nova linha nutricional atende às mais exigentes normas de produção para ovos orgânicos, estabelecidas atualmente pela legislação brasileira. De acordo com a Gerente de Produtos da Uniquímica, Sonia Bazan, hoje o mundo está de portas abertas para produtos mais saudáveis, mais seguros e mais respeitadores do meio ambiente.
"A tendência do consumo de produtos naturais e saudáveis criou nichos de mercado e a Uniquímica não poderia deixar de atuar em tão importante segmento", destacou. Sonia Bazan explica que a legislação brasileira obriga o produtor de ovos orgânicos a começar a alimentação das aves com ração orgânica, 42 dias antes do aproveitamento dos ovos. "Em virtude das características da criação e tamanho dos ovos, recomendamos o início do fornecimento dos núcleos orgânicos com 15 semanas de idade, para aproveitarmos os ovos a partir da 21ª semana de idade", explicou Sonia Bazan.
Para um produto ser classificado como orgânico, a empresa deve seguir normas bastante rígidas. Em sua produção, é necessário conter 95% de matérias-primas certificadas, que obedeçam critérios específicos de produção, extração e processamento.São proibidos agrotóxicos no plantio, processos químicos que representem risco à saúde, conservantes convencionais e testes em animais. A situação se altera em relação à classificação "produto com ingredientes orgânicos": aí, a formulação deve ter no mínimo 70% de matérias-primas certificadas como orgânicas.

As principais características do ovo orgânico são:

- A alimentação orgânica das aves (todos os seus alimentos são produzidos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos) e o respeito ao comportamento natural e bem-estar da ave (são proibidos procedimentos como a debicagem e o confinamento em gaiolas).

- É vedado o uso de promotores de crescimento e antibióticos na ração. Para aprovação do selo orgânico, o produtor deve apresentar certificado emitido por uma entidade certificadora terceirizada que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos.

A "filosofia orgânica" nasce do resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc). O objetivo é buscar a conservação do meio ambiente mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

De forma geral, a agricultura orgânica é baseada em três idéias.

•Cultivo natural: é proibido o uso de agrotóxicos, adubos químicos e artificiais e conservantes no processo de produção.

•Equilíbrio ecológico: A produção respeita o equilíbrio microbiológico do solo. O processo fica mais sustentável, não degradando a biodiversidade.

•Respeito ao homem: o trabalhador tem que ser respeitado (leis trabalhistas, ganho por produtividade, treinamento profissional e qualidade de vida).

Para se obter um alimento verdadeiramente orgânico, é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências (agronomia, ecologia, sociologia, economia, entre outras).Assim, o agricultor, através de um trabalho harmonizado com a natureza, tem condições de oferecer ao consumidor alimentos que promovam não apenas a saúde deste último, mas também do planeta em que vivemos.


Fonte: http://www.aviculturaindustrial.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...