COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Tunísia é o quarto maior produtor mundial de azeite de oliva orgânico

Oliveiras

Depois de Espanha, Itália e Grécia, a Tunísia é o quarto maior produtor mundial de azeite de oliva orgânico (25.000 t em 2009). 56.000.000 oliveiras ocupam 1.600.000 ha, o que significa que para cada tunisiano há 6 oliveiras. Cerca de dois terços da produção total anual de 200.000 t é exportado. Muitos litros de azeite são enviados a granel para outros países do Mediterrâneo, onde é misturado, engarrafada e comercializada como, por exemplo, o azeite italiano extra-virgem.


Agricultores Tunisianos

O governo tunisiano pretende alterar esta situação insatisfatória: óleos de qualidade premium serão exportados em garrafas com o nome da marca do fabricante da Tunísia, a fim de aumentar o valor agregado. Óleos de oliva orgânicos é uma parte importante de apoio do programa. Considerando que os óleos tunisianos orgânicos são encontrados, por exemplo, na França, no Japão ou nos E.U.A., eles raramente têm entrado no mercado alemão. O azeite tunisiano é vendido no comércio wholefood e no Bioplanète, mas isso está prestes a mudar. Não é só o comércio especializado, que é do interesse da Tunísia, as empresas estão preparadas para vender através de todos os canais de vendas de delicatessens, lojas especializadas e o comércio tradicional da gastronomia.
A Tunísia possui atualmente cerca de 285.000 ha de terra orgânica certificada. Segundo os planos do governo, o apoio específico deve aumentar este número para 500 mil ha em 2014, com as azeitonas desempenhando um papel importante. Já que mais de 40% das terras orgânicas são cultivados oliveiras. São 100 mil pés cultivado de forma orgânica certificados por organismos de certificação como BCS, Ecocert, ICEA ou Lacon, e cerca de 115 mil hectares de plantações de oliveiras (em 2008) já não são tratados com fertilizantes químicos e pesticidas. Segundo a empresa Packtec, que encabeça a campanha do óleo de oliva da Tunísia, 25.000 t de azeite orgânico foram produzidas em 2009, dos quais 10.000 t (9.656 t para ser exato) foram exportadas. (Informações sobre a agricultura orgânica podem ser acessadas no site do Centre Technique de l'agriculture biologique).


Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07