
Seguindo mais uma vez sua vocação ecológica, Curitiba sai na frente com a criação do primeiro mercado de produtos orgânicos certificados do País, com inauguração prevista para a segunda quinzena de novembro. Rose Bezecry, proprietária da loja de cosméticos orgânicos “Cativa Natureza”, é uma das pioneiras nesta nova linha, por isso investe em produtos nacionais e importados, e acredita que um dos fortes atrativos dos orgânicos é, justamente, a produção ecologicamente correta.
“As pessoas que procuram cosméticos orgânicos buscam mais qualidade de vida e chama a atenção delas o compromisso público dos fabricantes de não fazerem testes em animais nem usarem espécies da flora em extinção”, afirma a empresária.Ela também faz um importante alerta: os termos "natural" e "orgânico" não significam a mesma coisa. O rótulo "natural" não é regulamentado, tem um sentido amplo, e empresas utilizam este apelo, muitas vezes de forma enganosa, para promoverem seus produtos.
De modo geral, "natural" sinaliza que os ingredientes não foram significativamente modificados em sua forma original na natureza, nada foi retirado (com exceção de água), ou qualquer substância foi adicionada. Já o termo "orgânico" é regulamentado, e somente pode ser utilizado por empresas que receberam aval de uma organização certificadora reconhecida e independente, ou seja, existe a garantia de que o produto realmente é orgânico. Além disso, ser "orgânico" implica em uma abrangência maior pois, além de ser natural, o produto e a sua produção não podem prejudicar a vida animal e o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário