A ANVISA, através do seu Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), revelou recentemente que alimentos presentes na mesa do brasileiro apresentaram resíduos irregulares de defensivos agrícolas: morango (43,6% de contaminação),tomate (44,7%), alface (40%), banana (4,3%), batata (1,36%), cenoura (9,9%), laranja (6%), maçã (2,9%) e mamão (17,2%). No total, 1.198 amostras, recolhidas pelas vigilâncias sanitárias de Estados e municípios, foram analisadas.
O estudo também constatou o uso de agrotóxicos já proibidos.Segundo a Nota Técnica de Esclarecimento sobre o Risco de Consumo de Frutas e Hortaliças Cultivadas com Agrotóxicos, publicada pela ANVISA, o ato de lavar não retira completamente os agrotóxicos dos alimentos e “ a ANVISA não tem conhecimento de estudos científicos que comprovem a eficácia da água sanitária ou do cloro na remoção ou eliminação de resíduos de agrotóxicos nos alimentos” .
Ainda segundo a nota técnica, para diminuir a ingestão de agrotóxicos, o consumidor deve “optar por alimentos certificados como, por exemplo, os orgânicos, e por alimentos da época, que a princípio necessitam de uma carga menor de agrotóxicos para serem produzidos. A orientação é procurar fornecimento de produtos com a origem identificada, pois isto aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com a adoção das boas práticas agrícolas”.
Fonte:www.anvisa.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário