COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

sábado, 28 de março de 2009

O Mercado Orgânico

O cultivo e a comercialização de produtos orgânicos teve um crescimento acentuado nos últimos cinco anos.A cada dia cresce o número de produtores certificados no país de tal forma, que o número de produtores de agricultura orgânica no país deve triplicar nos próximos anos. Os produtos orgânicos, quanto a sua cotação comercial, tem a tendência de sofrer menor oscilação durante o ano, dando ao produtor maior segurança para planejar e investir. A venda direta a consumidores, feirantes, supermercados, etc, evita os intermediários, permitindo ao agricultor maior margem de lucro.
O processo orgânico, consiste numa produção agrícola diferenciada, não pelo fator externo do produto, mais pela qualidade biológica, muito superior ao convencional, fato que permite obter preços mais elevados.Há um grande desconforto da população em adquirir e consumir certos produtos, como tomate, morango, batata, etc, onde são reconhecidamente empregados grandes quantidades de agrotóxicos.Os produtores não consideram que valores obtidos com os produtos orgânicos, 30 a 40% acima dos valores obtidos pelos convencionais sejam ágios, porém preços justos, uma vez que produzem alimentos de qualidade, ou sejam sadios, com sabor e aroma característicos.
Geralmente a redução da dependência dos insumos químicos reduz o custo de produção, permitindo maiores lucros, mesmo quando obtém os mesmos preços do convencional. Em alguns casos, os custos do sistema orgânica são mais elevados que o convencional, seja no emprego de maior número de mão de obra ou pelo emprego da adubação orgânica (que tem custo de fabricação mais alto que o químico), além de empregarem maiores recursos na preservação do meio ambiente.

Métodos de Comercialização:

Domiciliar: Fornecimento de verduras sortidas em sacolas nas residências.

Quitandas: Venda direta como produto orgânico ou convencional.

Feiras: Venda direta ou fornecimento para feirantes localmente ou em São Paulo.

Supermercados, varejões e restaurantes vegetarianos: Vendas a granel ou em bandejas com a marca e selo orgânico.

Atacadistas dos Ceasas: Entrega do produto em consignação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07