terça-feira, 28 de julho de 2020

Alimentos saudáveis fazem você feliz: pesquisas mostram que uma dieta saudável melhora sua saúde mental


A importância da alimentação para o cérebro - A Mente é Maravilhosa
A depressão tem muitas origens: é genética, desencadeada por um evento específico, certas circunstâncias ou escolhas de estilo de vida. Mas é uma doença do cérebro, e os pesquisadores descobriram  que garantir que ele receba os nutrientes adequados é uma maneira de prevenir e tratar a depressão. No futuro, os pacientes que sofrem de depressão podem não apenas ser referenciados a um terapeuta, mas também a um nutricionista. Há muito tempo se entende que frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras e não processadas são os melhores alimentos para a nossa dieta diária, mas apenas nos últimos 10 anos, mais ou menos, começaram os estudos para mostrar que uma alimentação saudável afeta não apenas nossa saúde física, mas a nossa saúde mental também. E uma dieta não saudável - rica em gorduras trans, açúcar e alimentos processados ​​e refinados - aumenta o risco de depressão, especialmente em crianças e adolescentes, porque priva o cérebro dos nutrientes de que precisa e gera bactérias ruins no intestino, o que afeta nossa mente e saúde física.
Um estudo conduzido pela epidemiologista Felice Jacka da Universidade Deakin, na Austrália, planejou medir o impacto terapêutico de uma dieta saudável. O estudo analisou 67 indivíduos com depressão, alguns dos quais estavam fazendo psicoterapia e tomavam antidepressivos. Metade recebeu aconselhamento nutricional, e a outra metade recebeu apoio social individual, alguém para fazer companhia e se envolver em atividades sociais, que são conhecidas por ajudar pessoas com depressão. Após 12 semanas, o grupo que mudou sua dieta sentiu-se significativamente mais feliz do que o grupo que recebeu companhia adicional.
Um segundo estudo da Universidade de Konstanz, na Alemanha, obteve conclusões semelhantes, descobrindo que o consumo de vegetais levou a um nível mais alto de felicidade ao longo do tempo do que o açúcar ou alimentos não saudáveis ​​. Em um estudo com 14 categorias diferentes de alimentos, comer vegetais "contribuiu com a maior parte para a felicidade real", medida em oito dias. E, em média, os doces apenas forneceram "felicidade induzida" em comparação com uma dieta saudável em geral. Desta forma observou-se que o consumo de frutas e vegetais tem efeitos benéficos em diferentes indicadores de bem-estar, como felicidade ou satisfação geral da vida, em um amplo intervalo de tempo ”, afirma o Departamento de Psicologia da Universidade de Konstanz.
Então, o que devemos comer? A pesquisa sugere uma dieta no estilo mediterrâneo, composta por frutas, legumes, azeite extra-virgem, iogurte e queijo, nozes, grãos integrais, frutos do mar e carne vermelha magra, além de eliminar alimentos fritos e processados. A dieta fornece a nutrição que nosso cérebro precisa e suporta boas bactérias no intestino e se for produto orgânico melhor ainda, fica a dica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07