COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Estudo afirma que exposição a pesticidas durante a gravidez pode baixar QI das crianças

Este estudo, diz um dos autores, é importante porque, enquanto outros têm relacionado à exposição a pesticidas para os potenciais efeitos de desenvolvimento, estes são os primeiros a acompanhar os grupos de mães e seus filhos ao longo do tempo e documentar as mudanças no desenvolvimento cognitivo das crianças. Mesmo depois de considerar outros fatores que poderiam explicar as diferenças de QI, como educação materna, o ambiente familiar e a atenção básica possível, ou distúrbios do desenvolvimento, a relação persistiu. "Estes estudos são incomuns porque eles são os primeiros a olhar para a exposição pré-natal a um nível baixo - em níveis que ocorrem na vida cotidiana, e não os níveis de nos envenenar - e seguiram prospectivamente as crianças", diz Brenda Eskenazi, diretora do centro de pesquisas ambientais e de saúde das crianças na UC de Berkeley.
Qual o nível de exposição de pesticidas nas gestantes é prejudicial? Primeiro, os autores observam que os níveis de pesticidas encontrados em seus participantes, embora ligeiramente superior à média nacional, ainda estava dentro da faixa de exposição considerada aceitável nos EUA Além disso, no estudo de Berkeley, os participantes vieram de uma comunidade agrícola na Califórnia, onde eles podiam ter sido expostos a mais agrotóxicos do que o americano médio. E o estudo da Columbia foi iniciado em 1997, quatro anos antes de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) que proibiu o uso em ambientes fechados de clorpirifós.
Ainda assim, existem maneiras de as mulheres grávidas estarem expostos a níveis potencialmente perigosos de pesticidas: através da comida que comem, por exemplo, especialmente frutas e legumes que foram pulverizados com produtos químicos para matar insetos (muitos foram proibidos para uso residencial, mas não para utilização em culturas). Em um estudo em crianças que foram colocados em dietas orgânicas, cientistas descobriram que os níveis de clorpirifós na urina caíram após a sua dieta ser alterada, mas voltou quando começaram a comer alimentos cultivados convencionalmente.



Fonte: http://healthland.time.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07