Os dados são do
Projeto Organics Brasil, desenvolvido pelo Instituto de Promoção do
Desenvolvimento em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção
de Exportações e Investimentos). O número ainda é muito pequeno comparado ao
faturamento mundial do segmento, que foi de US$ 64 bilhões em 2013, liderado
pelos Estados Unidos (US$ 35 bilhões), seguido pela Alemanha (US$ 7 bilhões) e
Canadá (US$ 4,4 bilhões). No entanto, o potencial de crescimento tem animado
pequenos empreendedores e estimulado as grandes redes a adotar uma política de
vendas específica para esses produtos.Um dos negócios que avança com essa
demanda é o Organomix, supermercado on-line de produtos naturais e orgânicos. Após
dois anos de operação no Rio, com um crescimento de 160%, o empreendimento
estreou em São Paulo em julho deste ano, com a meta de que 75% da receita passa
a vir da cidade. "Para viabilizar a ida a São Paulo montamos uma central
de distribuição na capital e parcerias com produtores locais", diz Leandro
Dupin, diretor de marketing.A expansão do mercado de orgânicos abriu espaço até
para negócios mais segmentados, como o Empório da Papinha, voltado para a
alimentação infantil. Criada em São Paulo há cinco anos, a marca está hoje em
40 pontos de venda em 12 Estados, entre hortifrutis, lojas de produtos
naturais, unidades próprias ou licenciadas.
Grandes varejistas
também apostam nos orgânicos, abrindo espaços específicos para vendê-lo em suas
lojas e desenvolvendo linhas próprias de produtos. No Pão de Açúcar, o
crescimento do segmento é de 30% ao ano. "Atualmente todas as lojas têm
sortimentos da categoria. Há 650 produtos orgânicos cadastrados, sendo que na
linha Taeq [marca própria do grupo] aproximadamente 260 itens são
orgânicos", informa Sandra Saboia, gerente comercial.Desde 2011, a rede de
supemercados Pão de Açúcar tem espaços próprios para a venda dos orgânicos. Os
produtos também são vendidos pela internet. Sandra lembra que a venda dos
orgânicos começou há 20 anos com poucos itens, na maioria frutas e legumes.
"Hoje temos opções para todas as horas do dia: energéticos, macarrão
instantâneo, balas e até óleo de soja."Já o grupo Carrefour comercializa
200 opções de orgânicos, entre os quais estão 115 itens da linha própria,
Viver. Os mais vendidos são tomate, cenoura e alface. As frutas e legumes podem
ser rastreados, de forma que o consumidor tenha acesso a detalhes da origem: da
fazenda na qual foram produzidos à data da colheita. Essa é uma tendência na
Europa, onde os supermercados informam nas gôndolas e de forma visível, a que
distância os alimentos foram produzidos.
Fonte: Canal do Produtor
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