COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Rio Claro é a 1ª Prefeitura do Brasil com certificação de produtos orgânicos

Desde a última segunda-feria (15), a Prefeitura de Rio Claro passou a ser a primeira do Brasil a receber o Certificado de Conformidade para Produtos da Agricultura Orgânica Destinados ao Mercado Interno Brasileiro. O certificado, emitido pela Ecocert Brasil, organismo de certificação de produtos creditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – CGCRE e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), decorreu de longo período de análise dos produtos da Horta Municipal, assegurando que estão conformes com as regras ditadas pela Lei 10.831/03 e demais instruções normativas correspondentes. A certificação obtida pela Prefeitura de Rio Claro terá validade até 15 de outubro de 2013, podendo ser renovada caso – como se espera – a produção se mantenha dentro dos padrões atuais. A lista de produtos certificados é a seguinte: berinjela, quiabo, pimentão verde, rúcula, alface, almeirão, repolho, couve-flor, couve-chinesa, chuchu, tomate, abobrinha, brócolis, e cenoura – entre as hortaliças – e banana, maracujá, melancia, acerola, abacaxi, laranja e limão, entre as frutas. 
Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura de Rio Claro, Carlos Alberto Teixeira De Lucca, o certificado da Ecocert Brasil coroa o trabalho persistente da equipe de funcionários envolvida nesse projeto. “Eles se engajaram, criaram as condições para que o projeto fosse adiante, cumpriram todas as exigências indicadas pelos certificadores e o resultado não poderia ter sido outro”, parabenizou. O diretor de Silvicultura da secretaria, Marcos Ary, reconhece que foi uma longa jornada até a confirmação do certificado. 
“É uma conquista muito positiva para o município, para a população e para todas as entidades que recebem os produtos orgânicos da Horta Municipal, agora com um certificado dessa importância e credibilidade para garantir a qualidade das nossas hortaliças e frutas”, afirmou. O certificado original, já emoldurado, deverá ser entregue ao prefeito Du Altimari, que incentivou e acompanhou o trabalho da equipe da Secretaria de Agricultura desde o início, acreditando na importância dos produtos orgânicos. 
“Os nossos produtores, como muitos deles já nos demonstraram, vão se interessar ainda mais por este tipo de cultura, que é muito valorizada no mercado e apreciada pelo consumidor que quer, sobretudo, ingerir saúde e qualidade”, disse Altimari.“Este pioneirismo que estamos confirmando mostra um município e uma comunidade comprometidos com práticas que colocam o meio ambiente em primeiro plano”, acrescentou o prefeito. 


 Fonte: http://jornalcidade.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07