COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Benefícios dos produtos orgânicos

Foi publicado no Journal of Applied Nutrition no ano de 1993, pesquisa realizada durante 2 anos em Chicago, Estados Unidos, onde ficou comprovada a grande diferença entre o alimento orgânico e o alimento produzido de forma convencional. Foram analisadas várias amostras de maçã, batata, pêra, trigo e milho doce. Comprovou-se que os alimentos orgânicos possuem uma diferença acentuada no conteúdo de alguns minerais essenciais. O artigo “Comparação da Qualidade Nutricional de frutas, hortaliças e grãos orgânicos e convencionais”, publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, relata que produtos orgânicos, em média, contém 29,3% mais magnésio, 27% mais vitamina C, 21% mais ferro, 13,6% mais fósforo, 26% mais cálcio, 11% mais cobre, 42% mais manganês, 9% mais potássio e 15% menos nitratos.Em culturas como espinafre, alface, repolho e batatas, aqueles produtos vindos de agricultura orgânica apresentaram uma superioridade nutricional ainda maior.
Segundo o Engenheiro Agrônomo Jorge Vailati do Instituto Biodinâmico , esta é a maior prova que, mesmo utilizando adubos químicos, não se garante um maior nível de nutriente aos produtos da agricultura convencional. Este fato mostra a superioridade de um sistema orgânico, mais eficiente. A liberdade de crescimento e amadurecimento da planta, garante a nutrição de forma natural de acordo com as leis da natureza do reino vegetal.Com relação à saúde pública, experimentos demonstraram que animais alimentados com produtos orgânicos apresentam melhor crescimento, saúde reprodutiva e recuperação.

Agrotóxicos vêm causando infertilidade e câncer

A infertilidade humana tem relação direta com o uso de agrotóxicos, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz. Ao serem analisados espermogramas,o resultado sugere uma tendência de queda na quantidade e qualidade dos espermas dos homens e dos animais mamíferos.Além de ter crescido o número de pessoas que fazem tratamento para fertilização também foi diagnosticado um número excessivo de crianças com má formação, doenças congênitas e abortos.Outro alerta é com relação ao crescimento do índice de pessoas com câncer, relacionado ao uso de agrotóxicos, através da alimentação. “Não são só as pessoas que manipulam podem adquirir doenças causadas pelo uso de agrotóxico, mas toda a população”, afirma pesquisador da Fiocruz. Diversos tipos de câncer têm aumentado, como o de próstata, testículos, mama, ovário e tireóide.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07