Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Os riscos para a saúde do seu filho com o glifosato na sua alimentação

Mas afinal o que é o glifosato?

Além de ser encontrado em herbicidas, o glifosato também é o ingrediente ativo do popular herbicida Roundup da Monsanto. Motivo de preocupação? Absolutamente. O glifosato é mais frequentemente usado com culturas OGM. Não é algo com que devamos nos preocupar quando procuramos opções de cereais saudáveis ​​para alimentar as nossas famílias.

Os riscos para a saúde do glifosato na sua alimentação

O glifosato é um ingrediente indesejável nos cereais por uma série de razões. Primeiro, o glifosato foi considerado um “provável carcinógeno humano” pela Organização Mundial da Saúde em 2015, e tem sido associado ao câncer – o que não é realmente algo que você queira flutuar nas tigelas de café da manhã dos seus filhos. De acordo com o Grupo de Trabalho Ambiental (EWG), novos estudos em humanos sugerem que a exposição a este produto químico durante a gravidez pode estar associada a riscos como menor peso ao nascer, gravidez mais curta, e descobriu que crianças expostas ao glifosato correm maiores riscos de doenças metabólicas e hepáticas.

Os riscos ambientais do glifosato

O glifosato também tem alguns efeitos igualmente assustadores no meio ambiente. Ele tem sido associado à morte de polinizadores, incluindo declínio populacional entre borboletas monarcas. Sem mencionar os danos ao aprendizado espacial e à memória das abelhas, prejudicando sua capacidade de polinizar plantas e encontrar fontes de alimento. Ao escolher alimentos sem OGM para sua família, você não precisa se preocupar com o glifosato: afinal, alimentos sem OGM não são “prontos para Roundup” e não resistem ao glifosato. No entanto, a Monsanto incentivou os agricultores a pulverizarem glifosato em certas culturas, incluindo a aveia – o principal ingrediente de muitos cereais do café da manhã – para os secar antes do processamento. Em outras palavras, seus cereais matinais favoritos podem não conter OGM e ainda conter glifosato.

Você quer primeiro as boas notícias ou as más notícias?

As boas notícias

A boa notícia é que, nos últimos anos, as taxas de glifosato diminuíram em alguns produtos convenientes para lanches e café da manhã, como cereais, granola e aveia encontrados em muitos supermercados.Esta é uma ótima notícia porque está comprovado que a aveia reduz os níveis de colesterol e apoia a saúde do coração. E as mudas de aveia têm sido associadas a efeitos neuroprotetores, o que significa que a aveia também pode apoiar a saúde do cérebro!   O EWG afirma: “Nossa última rodada de testes mostrou concentrações de glifosato acima do nosso padrão de saúde em pouco menos de um terço das amostras convencionais”. Isto é melhor, mas ainda não estamos esclarecidos, pois o glifosato ainda está a ser detectado, sendo as quantidades mais elevadas encontradas nos produtos Quaker.

A má notícia

há um novo pesticida rastejando em sua comida.

Agora, algumas más notícias: o clormequato, um pesticida que prejudica o desenvolvimento e os sistemas reprodutivos dos animais, tem se infiltrado nos produtos à base de aveia. Na verdade, foi detectado em 12 dos 13 produtos não orgânicos à base de aveia testados em laboratório. Dos 12 que foram detectados com clormequato, descobriu-se que 11 apresentavam níveis mais elevados do que consideramos seguros para consumo infantil. Embora o clormequato não seja aprovado para produtos alimentares cultivados nos EUA, a aveia importada pode conter resíduos, um regulamento permitido pela EPA em 2018. Algo a ter em mente ao passear pelo corredor dos cereais!

Veja como encontramos nossa lista de cereais sem glifosato

Na Organic Authority, acreditamos que os produtos químicos causadores de câncer não têm lugar nos alimentos. Com isto em mente, como encontrar marcas de cereais que sejam transparentes, sustentáveis ​​e saudáveis? Seguimos o exemplo do Cornucopia Institute, o grupo de vigilância da indústria orgânica conhecido por seu scorecard de ovos e pelo trabalho na remoção de carragenina de produtos orgânicos. A organização criou um scorecard de cereais semelhante, classificando as marcas com base em sete critérios, incluindo o status orgânico da marca, a política de OGM e a política da empresa sobre produtos químicos perigosos como o glifosato. Isso ajuda a eliminar alegações enganosas de marketing e de saúde. As principais marcas nos supermercados têm uma pontuação de cinco trigos (e cereais populares e marcas como a General Mills recebem uma classificação de apenas um trigo). “Podemos fazer justiça com as nossas próprias mãos e recompensar as melhores empresas e proteger a nossa família ao mesmo tempo”, explica o cofundador da Cornucopia, Mark Kastel. Ele recomenda escolher apenas alimentos orgânicos certificados para garantir que não sejamos atropelados por OGM desagradáveis, mas a boa comida envolve mais do que eliminar os ruins. Enquanto você está nisso, você pode considerar proteger ainda mais seu filho, garantindo sua saúde intestinal, que comprovadamente apoia a imunidade e muito mais. Tanto os alimentos ricos em fibras (prebióticos), como os cereais orgânicos, quanto os probióticos podem ajudar. “Estamos tentando diferenciar entre os verdadeiros heróis deste setor, que cumprem o espírito e a letra da lei, e as principais marcas que consideramos 'escribas'”, explica Kastel.

Fonte: https://www.organicauthority.com/

 MEUS LIVROS

LEIA GRATUITAMENTE OU COMPRE NA AMAZON

**No Kindle e gratuito com KindleUnlimited**

CLIQUE NO LIVRO PARA ACESSAR O LINK DA AMAZON

Nenhum comentário:

Postar um comentário